domingo, 19 de junho de 2011

“REVESTIDOS DE CRISTO”



Verso para Memorizar: Para ser revestido de Cristo o conselho é: Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em imundícias e dissoluções, não em contendas e inveja. “Pela fé revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fique premeditando como satisfazer os desejos da carne”. Romanos. 13: 13 e 14.

O homem “revestido de Cristo” é aquele que está sendo dirigido pelo Senhor da gloria e sobre ele não pesa nenhuma condenação. O homem “revestido de Cristo” é aquele que atua em Seu lugar para o beneficio da humanidade pela qual Ele deu a Sua vida. Estar “revestido de Cristo” é estar trabalhando pela salvação do nosso semelhante, anunciando as virtudes do Pai, contribuindo para o estabelecendo do Seu reino eterno e dando testemunho de uma vida justa.

Se o povo escolhido de Deus hoje vigiar e orar, e fizer fervorosos esforços na devida direção será de forma total possuído do espírito de Cristo. Se nós dermos ouvidos às instruções dadas na Palavra de Deus, sairemos para o trabalho com tal desenvolvimento das faculdades intelectuais e morais, que causaremos regozijo aos próprios anjos, e, Deus Se alegrará em nós. Sob tal disciplina, nós conseguiremos o mais pleno desenvolvimento de nossas faculdades. Nunca nós devemos permitir que a leviandade e a concupiscência do mundo, mediante as múltiplas tentações, tornem um fracasso o dia de nossa grande oportunidade e privilégio. Fundamentos da Educação Cristã. Pág. 465.

Se ensinarmos a verdade como ela é em Jesus, a religião não será considerada coisa enfadonha, mas sim um deleite. Coloquem os professores da escola sabatina em seu trabalho, alegria, gratidão e a alma cheia de ternura e compaixão à semelhança de Cristo, e verão seus alunos com seus corações imbuídos do espírito de abnegado amor, pois é esse espírito que enche o Céu. Conselhos Sobre a Escola Sabatina. Pág. 107.

DOMINGO: HERDEIROS CONFORME A PROMESSA

1ª Qual é o principal ponto apresentado em Gálatas 3: 26 – 29?(É bom notar que a palavra grega traduzida como “revestistes” significa “estar vestido”).

Paulo fez uma revelação importante para os Gálatas afirmando que todos os obedientes são “herdeiros de Deus” segundo a promessa, isso porque todos os obedientes são chamados filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Paulo afirma também que todos aqueles que aceitaram o evangelho e foram batizados em Cristo foram “revestidos de Cristo”. Não há discriminação entre judeu nem grego; escravo nem livre; homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se somos de Cristo, então somos da descendência de Abraão, e “herdeiros conforme a promessa”.

A maneira como Paulo viveu entre os gálatas foi tal que ele pôde afirmar mais tarde: "Rogo-vos que sejais como eu". Seus lábios tinham sido tocados com a brasa viva do altar, e ele foi habilitado a sobrepor-se às fraquezas do corpo e a apresentar a Jesus como a única esperança do pecador. Os que o ouviam sabiam que ele havia estado com Jesus. Assistido com o poder do alto estava capacitado a comparar as coisas espirituais com as espirituais e a demolir as fortalezas de Satanás. Corações eram quebrantados ao apresentar ele o amor de Deus como revelado no sacrifício de Seu único Filho, e muitos eram levados a perguntar: Que devo fazer para salvar-me? Atos dos Apóstolos. Pág. 208.

Deus não reconhece distinção alguma de nacionalidade, etnia ou classe social. É o Criador de todo homem. Todos os homens são de uma família pela criação, e todos somos um pela redenção. Cristo veio para demolir toda parede de separação e abrir todos os compartimentos do templo, a fim de que todos possam ter livre o acesso a Deus. A religião da Bíblia não reconhece nenhuma casta ou cor. Ela não faz caso de posição social, riqueza ou honra mundana. Deus avalia os homens como homens. Para Ele, o caráter decide seu valor. E devemos reconhecer o Espírito de Cristo em todo aquele em quem Ele é revelado. E Recebereis Poder - Meditação Matinal. Pág. 339.

Qualquer que seja a diferença de crença religiosa, um clamor da humanidade sofredora precisa ser ouvido e atendido. Onde existirem amargos sentimentos por diferenças de religião, pode ser feito muito bem pelo serviço pessoal. O serviço amável quebrará os preconceitos e conquistará almas para Deus. Parábolas de Jesus. Pág. 386.

2ª Leia Romanos 6: 1 – 6. Neste texto, o que nos ajuda a compreender o significado de estar “revestido de Cristo”.

Está revelado que aonde o pecado abundou, superabundou a graça; e assim como o pecado veio a reinar em nós pela morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça de Deus para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. Depois desta providência toda o que nós vamos dizer agora? Permaneceremos no pecado para que tenhamos abundância de graça? De modo nenhum. Nós já morremos para o pecado, como podemos dizer que ainda vivemos nele? Para nos livrarmos do pecado nós fomos sepultados com Cristo pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim nós possamos andar também em uma nova vida.

A obra da conversão e da santificação é reconciliar os homens com Deus, pondo-os em harmonia com os princípios de Sua lei. No princípio, o homem foi criado à imagem de Deus. Estava ele porem em perfeita harmonia com a natureza e com a lei de Deus; os princípios da justiça lhe estavam escritos no coração. O pecado veio e alienou o homem do seu Criador e ele não mais refletia a imagem divina, porque agora o coração humano estava em guerra com os princípios da lei de Deus. Reavivamento e seus Resultados. Pág. 11.

A reconciliação do homem com Deus, a sua conversão consciente ao plano divino da salvação e a sua santificação diária é fruto de estar “revestido de Cristo” pelo poder atuador do Espírito Santo. Por Seu exemplo Jesus santificou a humilde senda da vida humana. Durante trinta anos foi habitante de Nazaré.
Sua vida foi marcada por diligente trabalho. Ele, a Majestade do Céu, andou pelas ruas de Nazaré revestido da aparência de um humilde trabalhador. Subiu e desceu os caminhos das montanhas para ir e vir de seu trabalho. Não foram enviados anjos para outorgar-Lhe forças sobrenaturais, que Lhe facilitassem o trabalho ou evitassem o cansaço.
A Verdade Sobre os Anjos. Pág. 167.

Assim os que são participantes da graça de Cristo estarão prontos para fazer qualquer sacrifício a fim de que outros pelos quais Ele morreu participem do dom celestial. Farão tudo que está em seu poder para tornar o mundo melhor por sua estada nele. Tal espírito é o legítimo produto de uma alma verdadeiramente convertida. Tão depressa uma pessoa se achegue para Cristo, nasce-lhe no coração o desejo de revelar aos outros que precioso amigo encontrou em Jesus; a salvadora e santificante verdade não lhe pode ficar encerrada no coração. Se nos achamos revestidos da justiça de Cristo, e cheios da alegria proveniente da habitação de Seu Espírito em nós, não nos será possível calar-nos. Se nós provamos e vimos que o Senhor é bom, teremos alguma coisa a dizer. Caminho a Cristo. Pág. 78.

SEGUNDA: NENHUMA PROVISÃO PARA A CARNE

3ª Leia Romanos 13. Destaque os pontos práticos, diários, que Paulo apresenta para os cristãos.

O primeiro destaque prático é que todas as pessoas estejam sujeitas às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. O segundo destaque prático é o pagamento de tributo; dando sempre a cada autoridade o que lhe é devido: a quem tributo tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. A ninguém vocês devam coisa alguma, senão apenas o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. O terceiro destaque prático é para que andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em imundícias e dissoluções, não em contendas e inveja. E “revesti-vos do Senhor Jesus Cristo”; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

Devemos lembrar que há perante nós a perspectiva de uma luta contínua, com risco de prisão, perda de propriedade, e da própria vida, para defender a lei de Deus, que é anulada pelas leis dos homens. Nesta situação, os planos de ação mundanos insistirão com os crentes para que condescendam exteriormente com as leis do país, por amor da paz e harmonia. Para isso eles irão usar o texto de Romanos 6:1 que diz "Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores.... Porque as potestades que há foram ordenadas por Deus". É verdade que: "As potestades que há foram ordenadas por Deus", mas não devemos obedecer-lhes contrariamente à lei de Deus.

O movimento da Reforma Nacional, exercendo o poder da legislação religiosa manifestará, quando plenamente desenvolvido, a mesma intolerância e opressão que prevaleceram nos séculos passados. Concílios humanos assumiam então as prerrogativas da Divindade, esfacelando, sob seu poder despótico, a liberdade de consciência; e a prisão, o exílio e a morte seguiam aos que se opunham aos seus ditames. Testemunhos Seletos. Vol. II. Pág. 319.

TERÇA: DESPIR E VESTIR

4ª Leia Colossenses 3: 1 – 10. Perceba que no verso 10, o verbo vestir é derivado da mesma forma verbal, “estar vestido”, que estudamos anteriormente. Com isso em mente, como compreender a mensagem do texto?

A mensagem do texto é para buscarmos as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus."E não nos conformemos com as coisas deste mundo, mas busquemos a transformação pela renovação do nosso entendimento, para que nós experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".
Devemos pensar e darmos prioridade as coisas que são de cima, e não as que são da terra; para que quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também nós nos manifestemos com ele em glória.

Para que tenhamos a vitória eterna exterminemos com as nossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vêm à ira de Deus sobre os filhos da desobediência; devemos nos despojar também da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da nossa boca; e não mentir uns aos outros, pois já nos “despimos do homem velho” com os seus feitos, e nos “vestimos do novo”, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que nos criou.

O conselho divino é para que tomemos a decisão de nos “despirmos” ou tirarmos os velhos costumes de nossa vida e “vestirmos” ou desenvolvermos novos costumes segundo a orientação do Espírito Santo. Por que uma vez dando lugar a um espírito de ira ou reação descontrolada, a pessoa fica exatamente tão intoxicada como um homem que levou aos lábios uma taça de bebida forte. Aprendei a eloqüência do silêncio e sabei que Deus respeita a aquisição feita pelo sangue de Cristo. Educai-vos; nós temos que aprender a cada dia. Nós temos de subir mais e mais alto e mais perto de Deus. Tirai o entulho da estrada do rei. Fazei um caminho para que o Rei possa estar em nosso meio. Lavem de vossa boca as conversas indecentes. Mente Caráter e Personalidade. Vol. II. Pág. 582.

5ª Leia Efésios 4: 22 – 24 e veja que o verbo grego no verso 24 é vestir. Qual é o ponto que Paulo está abordando aqui?

O evangelho ensina para nós despojar-nos do procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e nos renovar-nos no espírito da vossa mente; e nos “revestir” do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade.

A razão por que o mundo incrédulo não é salvo é que eles não escolhem ser iluminados. A velha natureza, nascida do sangue e da vontade da carne, não pode herdar o reino de Deus. Os velhos costumes, as tendências hereditárias, os antigos hábitos, precisam ser abandonados; pois a graça não é herdada. O novo nascimento consiste em ter novos motivos, novos gostos, novas tendências. Os que são gerados para uma nova vida pelo Espírito Santo tornaram-se participantes da natureza divina, e em todos os seus hábitos e práticas eles evidenciam sua relação com Cristo. Quando homens que professam ser cristãos retêm todos os seus defeitos naturais de caráter e disposição, em que sua posição difere da dos mundanos? Eles não apreciam a verdade como santificadora, como refinadora. Não nasceram de novo. ... E Recebereis Poder - Meditação Matinal. Pág. 55.

Que ninguém pense que sua maneira de proceder não precisa modificar-se.Os que julgam assim não são aptos a empenhar-se na obra de Deus, pois não sentirão a necessidade de avançar constantemente para uma norma mais elevada, fazendo contínuo progresso.

QUARTA: NUM PISCAR DE OLHOS

6ª Leia I Coríntios 15: 49 – 55. Que grande esperança está presente nesse texto?Procure identificar as palavras que têm a mesma idéia de “revestir” ou “estar revestido”.

Paulo declara a igreja de corinto que nem todos nós dormiremos, mas todos os que dormirem no Senhor serão transformados, e isso se dará num momento, “num abrir e fechar de olhos”, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que o corpo que é corrompido se revista da incorruptibilidade e o corpo que é mortal se revista da imortalidade. E quando o corpo que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e o que é mortal se “revestir” da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?

Quando Cristo voltar às formas mortais, corruptíveis e destituídas de beleza que o homem possui, e que foram poluídas pelo pecado, tornam-se perfeitas, belas e imortais. Todos os defeitos e deformidades do corpo são deixados no túmulo. Cristo morreu por nós, e ressuscitou em nosso favor, a fim de que pudéssemos sair da sepultura para um glorioso companheirismo com os anjos celestiais, e para encontrar-nos com nossos entes queridos e reconhecer-lhes a fisionomia, pois a semelhança com Cristo não destrói sua imagem, mas a transforma à gloriosa imagem dele. Todos os santos ligados aqui por laços familiares conhecerão ali uns aos outros. A Verdade Sobre os Anjos. Pág. 279.

Os justos vivos são transformados "num momento, num abrir e fechar de olhos". Diante da voz de Deus todos se tronam glorificados; agora se tornam também imortais, e com os santos ressuscitados, são arrebatados para encontrar seu Senhor nos ares. Os anjos ajuntarão "os Seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da Terra até a extremidade do céu". A Verdade Sobre os Anjos. Pág. 279.

QUINTA: NOSSA HABITAÇÃO (MORADA OU CORPO) CELESTIAL

7ª Leia II Coríntios 5: 1 – 4. O que Paulo diz nesse texto? Que esperança é novamente apresentada? Como a imagem de “revestir” se encaixa nela?

Para nossa esperança é apresentado que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, nós temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos humanas, e que é eterna, está nos céus. Pois neste tabernáculo nós gememos, desejando muito ser “revestidos da nossa habitação que é do céu”, em tudo isso Paulo estar querendo que os crentes da igreja de corintos entendam que eles não deviam ficar preocupados por um dia este corpo morrer, porque pela promessa do Senhor nos será concedido outro corpo agora bem melhor.

Paulo explica que a razão da esperança apresentada no cap. 4 deriva de sua certeza a respeito da ressurreição quando Cristo voltar pela segunda vez. A ressurreição é o portal do mundo eterno, e, portanto era o núcleo do fervente desejo de Paulo.
Jesus expressou a mesma segurança a respeito das verdades que ensinava. Alegoricamente Paulo fala de gemer com angústia até que esta "morada terrestre" se "desfizesse" e ele possa tomar posse de sua "habitação celestial".

A confiança de Paulo na bendita esperança da ressurreição é tão segura, que ele fala de sua "morada" futura como sendo no tempo presente. Paulo tem os olhos fixos nas coisas que ainda "não se vêem".
Sua "morada" ou corpo celestial é tão real para ele como sua "morada" ou corpo terreno. Os heróis da fé enumerados em
Hebreus 11 também aceitaram as promessas de Deus e procederam conforme a elas como se tivessem sido realidades presentes.Paulo entende que tem o título e o direito a sua "morada" ou corpo celestial, e não vacila em reclamá-lo como seu.

8ª Quais são as duas metáforas, ou imagens, que Paulo usa nesses versos, para descrever nossa presente situação e a esperança que nos aguarda?

Paulo fala de está no corpo físico como uma “morada terrestre”, e fala também de seu “corpo futuro” como sendo um "edifício" de Deus, uma "habitação celestial".Portanto, Paulo se refere aqui ao "corpo espiritual" que será dado aos crentes no momento da ressurreição.
“O apóstolo quando fala de sua "morada terrestre" a compara com uma "loja," ou “alojamento” o que significa um lugar transitório. Então as duas metáforas usadas são: Morada quando fala do corpo físico e Edifício quando fala de corpo espiritual.

Paulo estava completamente consciente da fragilidade da "loja" mortal, que tarde ou cedo devia desfazer-se. Paulo preferia se possível, ser transladado sem ver a morte; queria unir-se com o grupo seleto de Enoque e Elias que foram transladados sem ver a morte. Mas Paulo sabia que todos os que dormem em Jesus e os que estiverem vivos, todos receberão seus corpos imortais ao mesmo tempo no dia da ressurreição. Uma loja é só um lugar transitório para viver, e pode ser desarmada e transportada a outro lugar em qualquer momento.De acordo com João 1: 14, Cristo "pôs sua loja" entre nós quando tomou o corpo humano ao fazer-se humano. Pedro também compara o corpo humano com uma "loja" ou "tabernáculo" o que significa um lugar transitório.

AS REVELAÇÕES DO APOCALIPSE


“A VISÃO DE JOÃO E A MISSÃO DOS ESCOLHIDOS” – II -

APOCALIPSE. 14: 8. TUDO DEFINIDO E APLICADO.

(A) João viu o enviado anunciando a segunda mensagem que dizia: Caiu, caiu a grande Babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.

(B) O verso 8 do referido capitulo notifica a todos os interessados sobre a “queda” de “Babilônia”. O que significa “Babilônia” na profecia? O “anjo” foi visto deixando claro que “Babilônia” na profecia significa a “confusão religiosa” que está estabelecida e confirmada através do procedimento de todos os que se autodenominam cristãos, mas desobedece a lei de Deus. E o que significa “queda” na profecia? Nesta missão significa dizer que o povo escolhido hoje tem a “resposta” ou “revelação” para o que são verdades e o que são enganos.

(C) Foi mostrado a João que “pela confusão religiosa” as nações foram levadas a “beberem” do “vinho” da “imoralidade” ou “prostituição religiosa”. O que significa “beber”? Devemos dizer aos outros que isso significa “participar” dos costumes e tradições estabelecidos pelo seguimento religioso que mistura o santo com o profano. Isso para Deus é “imoral”, porque leva as pessoas a se desrespeitarem, porque não havendo profecia o povo se corrompe.

(D) O que representa o “vinho” na profecia? Representa o “ensinamento religioso misturado”, e devemos ter cuidado porque representa a “verdade e o erro” sendo apresentado como uma mensagem verdadeira diante das pessoas com o mesmo disfarce apresentado a Eva no Éden e que põe em duvida o caráter e a justiça do Senhor. Por que este procedimento é praticado por “ira” e o que significa “ira” na guerra cósmica? Temos a responsabilidade de dizer aos que estão ao nosso redor que: “Ira” na guerra entre o bem e o mal significa “rejeição”, é “virar as costas” ou “não aceitar”, e quando um ser, ou instituição está “irado” contra Deus significa que “rejeitou” “virou as costas” e “não aceitou” os puros ensinos do Senhor.


(E) O resultado de tudo o que João viu que estava sendo oferecido pela “confusão religiosa” existente foi “prostituição”. O que significa “prostituição” na profecia? É nosso dever anunciar ao próximo que “Prostituição” é a “mistura” do santo com o profano, é querer “servir a dois senhores”, é querer “harmonizar o certo com o errado” ou querer “agradar” a todos.

O conselho é: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo. O chamado é: saíam do meio deles, e apartai-vos;... E não toqueis nada imundo;... “E Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso". II Cor. 6: 14 -18.

RESPONSÁVEL: TADEU HERCULANO LAURENTINO. Igreja: Cidade Patriarca.

Em caso de dúvida você pode também mandar uma mensagem para o email: projetopacto@hotmail.com e mandaremos uma resposta.

“CORPO ALMA E ESPIRITO”


O que representa o corpo? O corpo é a forma dada pelo Senhor a criatura que iria ser Seu representante em um novo planeta.Corpo é a composição de todos os membros físicos vivendo em função um do outro, é a “formação” do ser humano que está descrito em Gênesis. 2: 7.(ver também Romanos. 6: 12 e 13).

O que representa a alma? A alma é o que caracteriza o ser humano semelhante ao seu Criador. A alma torna-se reconhecida través da consciência que tem do dever. A alma é revelada pela inteligência do homem. A alma é a mente em ação. O cérebro que planeja. Ou o conjunto de sentimentos expressos em atitude. Mateus. 26: 38; Hebreus. 10: 39; Tiago. 1: 21.

O Senhor Jesus entra em ação por meio do Espírito Santo; pois Este é Seu representante. Por meio dele, infunde na “alma” (que é a consciência) vida “espiritual” (que é um novo jeito de viver), vivificando as energias para o bem, purificando-a (a alma ou a consciência) da corrupção moral e habilitando-a para Seu reino. Mensagens aos Jovens. Pág. 55.

O que representa o espírito? O espírito é manifesto pelo jeito de viver da pessoa. O espírito tem sua identificação na maneira de uma pessoa se relacionar com as outras. O espírito se declara pela disposição que cada um possui. O espírito é a atitude que produz os resultados vistos. O espírito se manifesta na coragem existente na criatura. O espírito é também demonstrado na vitalidade de uma pessoa. O espírito de uma pessoa é distinguido pelo caráter moral que ela possui. Tudo isso é chamado de característica. Gênesis. 1: 26.(Veja também I João. 4: 1).

E o desejo divino é que o corpo, a alma e o espírito estejam puros. I Tessalonicenses. 5: 23.

A santificação (conhecida como purificação da vida) apresentada nas Escrituras compreende o ser inteiro: espírito, alma e corpo. Aos cristãos que apresentam o corpo "em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus" é dito que devem fazer isto com todas as faculdades conservadas na melhor condição possível. Todo uso ou costume que enfraquece a força física ou mental inabilita o homem para o serviço de seu Criador. E não se agradará Deus com qualquer coisa que seja menos do que o melhor que podemos oferecer. O Grande Conflito. Pág. 473.

RESPONSÁVEL: TADEU HERCULANO LAURENTINO. Igreja: Cidade Patriarca.

Em caso de dúvida você pode também mandar uma mensagem para o email: projetopacto@hotmail.com e mandaremos uma resposta.