domingo, 31 de outubro de 2010

URIAS: UM ESTRANGEIRO DE FÉ


Lição 6
30 de outubro a 6 de novembro


Verso para Memorizar: “Amarás... o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”. Deuteronômio. 6: 5.

A instrução que receberam o povo escolhido de Deus já não era mais observada depois de alguns séculos. Quando Cristo veio ao mundo para exemplificar a verdadeira religião, exaltando os princípios que devem governar o coração e as ações dos homens, a falsidade religiosa havia de tal maneira se apoderado dos que tinham tão grande luz, que não mais compreendiam a luz nem desejavam substituir a tradição pela verdade. Os que um dia fora escolhido como um povo de Deus rejeitou o Mestre celestial e crucificam o Senhor da glória, para que pudessem reter seus próprios costumes e invenções. O povo escolhido manifesta hoje o mesmo espírito. Os homens são contrários à pesquisa da verdade, pelo receio de que as tradições sejam perturbadas e introduzidas nova ordem de coisas. Há, na humanidade, uma constante propensão ao erro e os homens naturalmente se inclinam a exaltar as idéias e o conhecimento humanos, não discernindo nem apreciando o que é divino e eterno. Conselhos Sobre a Escola Sabatina. Pág. 47 e 48.

"Povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor te escolheu para que Lhe fosse o Seu povo próprio, de todos os povos que sobre a Terra há. O Senhor não tomou prazer em vocês nem vos escolheu porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vocês eram menos em número do que todos os povos, mas o Senhor vos escolheu porque amava vocês; e, para cumprir com o juramento que jurara a vossos pais, por isso o Senhor vos tirou com mão forte. Testem. Ministros e Obreiros Evangélicos. Pág. 141.

DOMINGO: DECLIVE ESCORREGADIO

1ª Como alguém que foi tão honrado por Deus poderia se aprofundar tanto no pecado? Que advertência esse episódio deve nos apresentar? II Samuel. 11.

Davi não percebia como é vão o auxílio do homem, quando o poder de Satanás é exercido sobre um ser humano que se tomou de exaltação própria e que não sabe que está participando da ciência de Satanás! Entregue à confiança própria ele caminha direito para a cilada do inimigo e é preso. Não levou a sério as advertências dadas e Satanás o levou como presa sua. Se ele tivesse andado humildemente com Deus, teria corrido direito para o lugar de encontro que Deus lhe provera. Assim, em tempos de perigo estaria seguro, pois Deus ter-lhe-ia erguido um estandarte contra o inimigo. Mente Caráter e Personalidade. Vol. II. Pág. 793.

Para entendermos a situação de Davi, é importante entender que o caráter humano foi depravado, deformado pelo pecado e hoje é muito diferente do caráter do primeiro homem, quando acabou de ser formado pelas mãos do Criador.Foi mediante o desejo de exaltação própria que o pecado entrou no mundo, e nossos primeiros pais perderam o domínio sobre a bela Terra, seu reino. O Maior Discurso de Cristo. Pág. 17.

Não há como justificar um caráter deformado, por isso é que Jesus quer tirar a deformidade e o pecado das pessoas, e dar-lhes, em troca, a beleza e a excelência de Seu próprio caráter.Ele Se empenha em renovar a alma pela verdade. O homem se mantendo no erro não pode ser realizado nele essa obra de regeneração; por isso é que precisamos ter, portanto, boa visão espiritual para discernir entre a verdade e a falsidade, e para não cair na cilada do inimigo. E Recebereis Poder - Meditação Matinal. Pág. 59.

Os que foram presos como Davi na cilada de Satanás não chegaram ainda a manter uma sadia atitude mental. Estão cegados, julgam-se importantes, e auto-suficientes.
Oh! Com que pesar o Senhor os olha, ouvindo suas grandes palavras, repletas de vaidade! Estão inflados de orgulho. O inimigo os contempla com surpresa diante da facilidade com que se deixaram cativar. Mente Caráter e Personalidade. Vol. I. Pág. 39.

Há grande fraqueza no amor-próprio, na própria exaltação e no orgulho; na humildade, porém, há grande força. Testemunhos Seletos. Vol. I. Pág. 403.

(O RELATO DAS CONCEQUÊNCIAS DO PECADO ESTÃO CLARAS EM II SAMUEL 12: 1 – 18.)

SEGUNDA: NINGUÉM É UMA ILHA

2ª Toda a história de Davi e Urias é relatada no contexto de uma guerra contra os amonitas. Que critica sutil a Davi fez o autor? II Samuel. 11: 1.

Tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, Davi enviou Joabe, e com ele os seus servos e todo o Israel; e eles destruíram os amonitas, e sitiaram a Rabá. Porém Davi ficou em Jerusalém. O destaque dado pelo autor é que Davi ficou em Jerusalém enquanto o seu exercito estava em guerra, e por não está em atividade ficou vulnerável as armadilhas de satanás. Ficar em Jerusalém era sinônimo de vaidade, presunção e arrogância, situações em que o inimigo pode trabalhar com sucesso pela exposição que a pessoa se encontra.

A vida cristã é uma batalha e uma marcha. Nesta guerra não há trégua; o esforço deve ser contínuo e perseverante. É assim fazendo que nós mantemos a vitória sobre as tentações de Satanás. A integridade cristã deve ser buscada com irresistível energia, e mantida com resoluta fixidez de propósito. A Ciência de o Bom Viver. Pág. 453.

Desde o princípio Satanás pintou aos homens as vantagens a serem ganhas pela transgressão. Assim ele seduziu os anjos. Assim tentou Adão e Eva e os fez pecar.
E assim está ainda a afastar multidões da obediência a Deus. A senda da transgressão faz-se com que pareça desejável; "mas o fim deles são os caminhos da morte". Felizes são aqueles que, tendo-se arriscado a ir por este caminho, aprendem quão amargos são os frutos do pecado, e voltam para Deus em tempo. Deus, em Sua misericórdia, não deixou que Davi fosse atraído à ruína total pelas sedutoras recompensas do pecado. Patriarcas e Profetas. Pág. 720.

Aquele homem fiel cuja delicada consciência e elevado senso de honra não lhe permitiram, mesmo em perigo de vida, estender sua mão contra o ungido do Senhor, agora caíra de tal maneira que pôde afrontar e assassinar um de seus soldados mais fiéis e valentes, e desfrutar, e sem ser incomodado, a recompensa de seu pecado. Ai se vê! Como o ouro fino perdera o brilho! E no que se transformara o que era ouro finíssimo! Patriarcas e Profetas. Pág. 720.

Ao profeta Natã foi ordenado pelo Senhor levar uma mensagem de reprovação a Davi. Era uma mensagem terrível pela sua severidade. A poucos soberanos tal censura poderia ser feita, a não ser com o preço de morte certa a quem a fizesse. Natã transmitiu resolutamente a sentença divina, e, contudo, com tal sabedoria do alto, ele captou a simpatia do rei, e despertou-lhe a consciência e arrancou-lhe dos lábios a sentença de morte sobre si. Apelando para Davi como o guarda divinamente designado dos direitos de seu povo, o profeta referiu à história da falta e opressão que exigiam desagravo.

3ª Compare as formas de liderança que Davi aplicou na história de I Samuel 26: 5 – 11 e em II Samuel 11. Que diferença você vê?

A primeira forma de liderança apresentada por Davi diante dos seus comandados dava como exemplo a dependência de Deus para resolver a situação que o envolvia. A segunda forma de liderança que Davi apresentou diante dos seus comandados já não demonstrava que ele tinha dependência de Deus para resolver a situação que o envolvia.

No primeiro caso o relato mostra que: “Tomou, pois, Davi a lança e a bilha da água, da cabeceira de Saul, e foram-se; e ninguém houve que o visse, nem que o advertisse, nem que acordasse; porque todos estavam dormindo, pois havia caído sobre eles um profundo sono do Senhor”. Quando Davi agiu confiando em Deus pode ver quão facilmente o Senhor pode enfraquecer o mais forte, remover a prudência dos prudentes, e zombar da perícia do mais atento! Patriarcas e Profetas. Pág. 671.

Posto que não se encontrasse ninguém em Israel para executar a sentença de morte sobre o ungido do Senhor, Davi estremecia com o receio de que, estando em falta e não perdoado, fosse ele suprimido pelo rápido juízo de Deus.Mas foi-lhe enviada a mensagem pelo profeta: "Também o Senhor traspassou o teu pecado; não morrerás". Todavia a justiça deveria ser mantida. A sentença de morte foi transferida de Davi à criança de seu pecado.Assim ao rei foi dada oportunidade para o arrependimento, conquanto para ele o sofrimento e morte da criança, como parte de seu castigo, foram muito mais amargos do que poderia ter sido sua própria morte.Disse o profeta: "Porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem também e o filho que te nasceu certamente morrerá". Patriarcas e Profetas. Pág. 722.

TERÇA: UM ESTRANGEIRO EM ISRAEL

4ª Que exemplos temos de estrangeiros que foram assimilados em Israel? Josué. 6: 25; Rute. 1: 1 – 16; Ester. 8: 17; Isaias. 56: 3 – 7.

Na história de Israel está relatado que Josué poupou a vida da prostituta Raabe, à família de seu pai, e a todos quantos lhe pertenciam; e ela ficou habitando no meio de Israel até o dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.Obediência a Deus é liberdade do cativeiro do pecado, e livramento das paixões e impulsos humanos. O homem pode ser vencedor de si mesmo, vencedor de suas inclinações, vencedor dos principados e potestades, e dos "príncipes das trevas deste século", e das "hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais". A Ciência de o Bom Viver. Pág. 131.

Nos dias em que os juízes governavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar no país de Moabe, ele, sua mulher, e seus dois filhos.Chamava-se este homem Elimeleque, e sua mulher Noêmi, e seus dois filhos se chamavam Malom e Quiliom; eram efrateus, de Belém de Judá.Tendo entrado no país de Moabe, ficaram ali. E depois morreu Elimeleque, marido de Noêmi; e ficou ela com os seus dois filhos, os quais se casaram com mulheres moabitas; uma destas se chamava Orfa, e a outra Rute; e moraram ali quase dez anos. E morreram também os dois, Malom e Quiliom, ficando assim as duas mulheres desamparadas de seus dois filhos e de Elimeleque seu sogro. Então se levantou Noêmi com as suas noras, para voltar do país de Moabe, porquanto tinham ouvido que na terra delas o Senhor havia visitado o seu povo, dando-lhe pão.Pelo que saiu Noêmi do lugar onde estava, e com ela as duas noras. Indo elas caminhando para voltarem para a terra de Judá, disse Noêmi às suas noras, Orfa e Rute: Ide, voltai cada uma para a casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vocês fizeram com os falecidos e comigo.

Aqui se vê duas mulheres Orfa e Rute que foram aceitas em uma família judia, e quando tiveram oportunidade de voltar para sua terra por causa da morte do marido, Orfa voltou para sua família em busca de seus interesses.A outra é Rute, que mesmo sem garantias de benefícios futuros resolveu seguir a sogra Noêmi. Com isso o Senhor a recompensou grandemente lhe concedendo um companheiro e por ela o plano divino deu seqüência e se concluíram todas as profecias referentes ao Messias de Israel.

QUARTA: O QUE HÁ EM UM NOME?

5ª Note os novos nomes dos personagens Bíblicos a seguir e assinale a razão dada para essa mudança:

a) Gênesis. 17: 5. “Abraão”.

Quando Abraão já estava a quase vinte e cinco anos em Canaã, o Senhor lhe apareceu e disse-lhe: "Eu sou o Deus todo-poderoso, anda em Minha presença e sê perfeito".
Ao que Abrão se prostrou com o rosto em terra, e Deus falou-lhe, dizendo: Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e tu serás pai de muitas nações; por isso não mais serás chamado Abrão, mas “Abraão” será o teu nome; pois por pai de muitas nações te hei posto.

Em sinal do cumprimento deste concerto, seu nome, que até ali era Abrão, foi mudado para Abraão, que significa: "pai de uma multidão". O nome de Sarai tornou-se Sara - "princesa", "porque", disse a voz divina, "será mãe das nações; reis de povos sairão dela". Patriarcas e Profetas. Pág. 138.

b) Gênesis. 32: 27 e 28.
Jacó.

Perguntou-lhe, pois o anjo: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó. Então disse o anjo: Não te chamarás mais Jacó, e sim Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.

Leiamos os motivos pelos quais Jacó lutou com Deus e de Que forma. E vejamos também porque o seu nome foi mudado.

É importante saber que todo nome tem significado e que devemos tomar cuidado quando colocarmos um nome em alguém.

A noite de angústia de Jacó, quando lutou em oração para obter livramento da mão de Esaú, representa a experiência do povo de Deus no tempo de tribulação.Por causa do engano praticado a fim de conseguir a bênção de seu pai, destinada a Esaú, havia Jacó fugido para salvar a vida, alarmado pelas ameaças de morte feitas por seu irmão. Depois de ficar muitos anos como exilado, pôs-se a caminho, por ordem de Deus, para voltar com suas mulheres e filhos, rebanhos e gado, ao país natal. Chegando às fronteiras da terra, encheu-se de terror com as notícias da aproximação de Esaú à frente de um bando de guerreiros, indubitavelmente determinado à vingança. A multidão de Jacó, desarmada e indefesa, parecia prestes a cair desamparadamente como vítima da violência e morticínio.E ao fardo de ansiedade e temor acrescentou-se o peso esmagador da reprovação de si próprio; pois que era o seu pecado que acarretara este perigo. Sua única esperança estava na misericórdia de Deus que podia perdoar o seu pecado; sua defesa única deveria ser a oração. Todavia, nada de sua parte ele deixou por fazer a fim de expiar a falta para com seu irmão, e desviar o perigo que o ameaçava.O dever cristão de hoje. Assim, ao aproximarem-se do tempo de angústia, devem os seguidores de Cristo esforçar-se por se colocar em uma luz conveniente perante o povo, a fim de desarmar o preconceito e remover o perigo que ameaça a liberdade de consciência.

c) Daniel. 1: 7. Daniel.

Grande significação era atribuída aos nomes dados pelos pais hebreus aos seus filhos. Freqüentemente representavam traços de caráter que os pais desejavam ver desenvolvido no filho. Mas o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: em Daniel, o de Beltessazar; em Hananias, o de Sadraque; em Misael, o de Mesaque; e em Azarias, o de Abednego.

O rei não compeliu os jovens hebreus a renunciarem sua fé em favor da idolatria, mas esperava alcançar isto gradualmente. Dando-lhes nomes significativos de idolatria, levando-os diariamente a íntima associação com costumes idólatras e sob a influência de sedutores ritos do culto pagão, ele esperava induzi-los a renunciar à religião de sua nação e unir-se ao culto dos babilônios.

Daniel e seus companheiros tinham sido educados por seus pais nos hábitos da estrita temperança. Tinham sido ensinados que Deus lhes pediria contas de suas faculdades, e que jamais deveriam diminuí-las ou enfraquecê-las.Esta educação fora para Daniel e seus companheiros o meio de sua preservação entre as desmoralizantes influências da corte de Babilônia. Fortes eram as tentações que os rodeavam nessa corte corrupta e luxuosa, mas eles permaneceram incontaminados. Nenhuma força, nenhuma influência poderia afastá-los dos princípios que tinham aprendido no limiar da vida mediante estudo da Palavra e obras de Deus. Profetas e Reis. Pág. 481 e 482.

QUINTA: UM HOMEM DE PRINCIPIOS

6ª Qual era o motivo da integridade de Urias? Que outros exemplos de integridade podem ser achados na Bíblia? II Samuel. 11: 10 – 13.

Davi havia autorizado Urias a passar um tempo em casa com sua mulher. Mas contaram a Davi, que: Urias não desceu a sua casa. Então perguntou Davi a Urias: Não vens tu de duma jornada? Por que não desceste a tua casa? A resposta da integridade moral de Urias. Respondeu Urias a Davi: A arca do Senhor, e Israel, bem como Judá estão em tendas; e Joabe, meu senhor também, e os servos de meu senhor estão acampados ao relento; e entrarei eu na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Como vives tu, e como vive a tua alma, não farei tal coisa.Então disse Davi a Urias: Fica ainda hoje aqui, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte. E Davi o convidou a comer e a beber na sua presença, e o embebedou; e à tarde saiu Urias a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor, porém não desceu a sua casa.

O poder e malignidade de Satanás e seu exército deveriam com razão alarmar-nos, não fosse o caso de podermos encontrar refúgio e livramento no superior poder de nosso Redentor.Pomos cuidadosamente em segurança as nossas casas por meio de ferrolhos e fechaduras, a fim de proteger contra homens maus nossa propriedade e vida; mas raras vezes pensamos nos anjos maus, que constantemente estão a procurar acesso a nós, e contra cujos ataques não temos em nossa própria força método algum de defesa. Se lhes permitirmos, podem transformar-nos o entendimento, perturbar e atormentar-nos o corpo, destruir nossas propriedades e vida. Seu único deleite está na miséria e ruína. A Verdade Sobre os Anjos. Pág. 12 e 13.

TEMPERANÇA E SAÚDE

(1ª) SAÚDE FISICA: I CORINTIOS. 10: 31 e 32.

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. Comportem-se de modo que não seja escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, e nem a igreja de Deus.

A saúde é um grande tesouro. É a mais valiosa posse concedida aos mortais. Riqueza honra ou cultura custa muito caro se elas forem adquiridas a custa do vigor da saúde.
Nenhuma dessas realizações pode trazer felicidade, se não houver saúde. É um terrível pecado abusar da saúde que Deus nos deu; pois todo o abuso dessa natureza debilita a nossa vida (ou saúde física) e constitui um prejuízo, mesmo que obtenhamos toda a educação possível.
Conselhos Sobre Saúde. Pág. 186.

Aqueles que satisfazem seu apetite, e depois sofrem por causa de sua intemperança, e tomam drogas para aliviar, podem estar certos de que Deus não intervirá para salvar a saúde e a vida assim descuidosamente posta em risco. A causa produziu o efeito. Muitos, como último recurso, seguem as direções dadas na Palavra de Deus, e pedem as orações dos anciãos da igreja para restauração de sua saúde. Deus não acha por bem atender às orações dessas pessoas, pois sabe que, caso elas se restaurassem, à saúde, sacrificá-la-iam outra vez no altar do apetite prejudicial. Temperança. Pág. 84.

(2ª) SAÚDE MENTAL: FILIPENSES. 4: 6 – 8.

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai, (ou ocupai a mente).

Não permita os pais que a educação dos filhos no lar seja considerada como questão secundária. Ela ocupa o primeiro lugar em toda a verdadeira educação. Aos pais e mães é confiado moldar a mente dos filhos. Orientação da Criança. Pág. 18.

Aqueles que, em lugar dos vastos princípios da Palavra de Deus, aceitam idéias comuns e permitem que a mente e o tempo sejam absorvidos com assuntos triviais verificará que seu espírito vai diminuindo e enfraquecendo. Assim perderá a faculdade do desenvolvimento. A mente deve ser exercitada para compreender as importantes verdades concernentes à vida eterna. Conselhos Professores, Pais e Estudantes. Pág. 13.

A ciência da salvação, a ciência da genuína piedade, o conhecimento revelado desde a eternidade, e que penetra no desígnio de Deus, exprime na mente e no coração qual o propósito divino – esta é a ciência que o Céu avalia como a mais importante. Conselhos Professores, Pais e Estudantes. Pág. 14.

(3ª) SAÚDE ESPIRITUAL: I CORINTIOS. 6: 18 – 20.

Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual vós possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai, pois a Deus no vosso corpo.

Deus pode usar cada pessoa exatamente na proporção em que pode introduzir-lhe Seu Espírito no templo da alma. O trabalho que Ele aceita é aquele que Lhe reflete a imagem. Os seguidores de cristo devem levar como credenciais perante o mundo, as marcantes características de Seus princípios imortais. A Ciência do Bom Viver. Pág. 37.

Nosso dever é crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, até atingir Sua estatura. O crescimento na graça é um testemunho de que a pessoa permanece em Cristo, como o ramo na videira. Se permanecerdes Nele, tereis poder para discernir a verdade espiritual, pois as coisas espirituais se discernem espiritualmente. Conselhos Sobre a Escola Sabatina. Pág. 30.