domingo, 29 de agosto de 2010

LAR ,UMA PREPARAÇÃO CELESTIAL

Que cuidado devem ter os Pais com respeito à geração dos Filhos? Juizes 13:12-14.

Então disse Manoá: Quando se cumprirem as tuas palavras, como se há de criar o menino e que fará ele?
Respondeu o anjo do Senhor a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher se guardará ela;
de nenhum produto da vinha comerá; não beberá vinho nem bebida forte, nem comerá coisa impura; tudo quanto lhe ordenei cumprirá.

A responsabilidade repousa especialmente sobre a Mãe. Ela, de cujo sangue a criança se nutre e forma fisicamente, comunica-lhe também influencias mentais e espirituais que tendem a formar-lhe mente e caráter. Se antes do nascimento de seu Filho, a Mãe é condescendente consigo mesma, egoísta, impaciente e exigente, esses traços se refletirão na disposição da criança. Assim tem muitas crianças recebido como herança, quase inevitáveis tendências para o mal.
Mas se a Mãe se atem sem reservas aos retos princípios, se é temperante e abnegada, bondosa, amável e esquecida de si mesma, ela pode transmitir ao Filho os mesmos traços de caráter. Lar Adventista Págs 242/256.

Quem são os responsáveis estabelecidos por Deus para instruir os filhos? Deuteronômio 6:6 e 7; Isaias 8:18.

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. Deuteronômio 6:6 e 7.

Eis-me aqui, com os filhos que me deu o Senhor; são como sinais e portentos em Israel da parte do Senhor dos exércitos, que habita no monte Sião. Isaias 8:18.

Pais tendes responsabilidades que ninguém pode levar em vosso lugar. Enquanto viverdes sois responsabilizados por Deus quanto a guardar o Seu caminho. ...Os Pais que fazem da palavra de Deus seu guia, e que compreendem quanto seus filhos dependem deles na formação do caráter, dar-lhes-ão um exemplo que lhes seja seguro seguir. Lar Adventista Pág. 187.

Como os Pais devem direcionar os Filhos para a vida secular e espiritual? Prov. 13:22; Gen. 18:19.

O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos; a riqueza do pecador, porém, é reservada para o justo. Provérbios 13:22.

Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça... Gênesis 18:19.

O melhor legado que os Pais podem deixar aos Filhos, é o conhecimento do trabalho útil, e o exemplo de uma vida caracterizada pela desinteressada beneficência. Por uma vida assim mostram eles o verdadeiro valor do dinheiro, que só deve ser apreciado pelo bem que pode realizar no suprir as próprias necessidades e a dos outros, e no promover o avançamento da causa de Deus. Lar Adventista Pág. 390.

Arte de Cozinhar Saudável

Como preparar arroz integral:

Coloque o arroz na panela. Mexer até secar completamente, ou quase tostar.

Acrescente a água quente, e deixe cozinhar. Quando estiver quase cozido, mas com um pouco de água, acrescente os temperos (alho, cebola e sal, ou os de sua preferência, não é necessário colocar óleo). Deixe terminar de cozinhar.

Obs.: a medida de água deverá ser aproximadamente 3 xícaras de água para cada xícara de arroz.

Variações:

Arroz com lentilhas: Pode acrescentar a lentilha no começo do cozimento do arroz. Os dois cereais cozinharão juntos, desde que a lentilha tenha sido deixada de molho por aproximadamente 3 horas.

Arroz com ervilha: As ervilhas deverão estar cozidas e podem ser acrescentadas ao arroz cozido.

Arroz com grão de bico: Mesmo procedimento das ervilhas.

Arroz colorido: Cozinhar o arroz como no procedimento acima. Quando estiver quase cozido, acrescentar tomate picado, cenoura ralada, cheiro verde, ervilha cozida, alho, cebola e sal. Deixar terminar de cozinhar.

Geléia de uva passa: Levar as uvas ao fogo com pouca água para hidratar e amolecer.

Retirar no fogo, bater no liquidificador ou no processador. Retornar ao fogo e deixar cozinhar.
Se necessário acrescentar água aos poucos.
Quando estiver cozida e com consistência de geléia, desligar o fogo e acrescentar mel. Deixar esfriar e guardar em pote tampado.

Salada de soja em grão: Colocar os feijões de soja de molho de um dia para o outro. Cozinhar com água. Depois de frio, acrescentar cebola picada, tomate picado, cheiro verde picado, sal e suco de limão.

Chamados para Eternidade

Saúde e Eternidade qual a relação entre os dois?

Amado, desejo que te vá bem a todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma. III João verso 2.

"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"
(I Coríntios 6: 19)

"Porque é vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo." (Provérbios 4: 22)

Devemos viver, não para exaltar-nos a nós mesmos, mas para que possamos como filhinhos de Deus, fazer com o melhor de nossas habilidades a obra que Ele nos confiou. É nossa obrigação dar uma impressão correta aos outros. Estamos nos preparando para a eternidade, quando o Grande Médico enxugará para sempre as lágrimas de todos os olhos, e as folhas da árvore da vida serão para a saúde das nações. Conselho sobre saúde pág. 244.

Quando a bíblia trata sobre saúde faz referência a 3 ênfases são: Espiritual, Física e Mental.

Espiritual: Chame-se a atenção às leis ensinadas a Israel. Deus lhes deu definidas instruções quanto a seus hábitos de vida. Deu-lhes a conhecer as leis relativas tanto ao bem-estar físico como ao espiritual; e, sob a condição de obediência, assegurou-lhes: "E o Senhor de ti desviará toda enfermidade." Deuteronômio. 7: 15. "Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós." Deuteronômio 32: 46. "Porque são vida para os que as acham e saúde para o seu corpo." Provérbios 4: 22. Ciência do bom Viver pág. 114

Ao ser o espírito do sofredor encaminhado a Cristo, Sua paz enche-lhe o coração, e a saúde espiritual que lhe sobrevém é empregada como a mão ajudadora de Deus na restauração da saúde do corpo. Ciência do bom Viver pág. 121

Física: Em relação àquilo que podemos fazer por nós mesmos: Há um ponto que requer cuidadosa, meditada consideração. Preciso familiarizar-me comigo mesmo. Preciso ser sempre um estudioso de como cuidar deste edifício, o corpo que Deus me deu, de modo que o preserve nas melhores condições de saúde. Preciso alimentar-me com aquilo que for para o meu melhor bem fisicamente, e devo tomar especial cuidado em vestir-me de tal modo que promova uma saudável circulação do sangue. Não devo privar-me de exercício e ar. Devo desfrutar toda a luz solar que me for possível. Devo ter sabedoria para ser um fiel guarda de meu corpo. Medicina e Salvação pág. 230.

Mental: Outros têm desconsiderado as leis da saúde em seus hábitos de comer e beber, vestir ou trabalhar. Freqüentemente é alguma forma de vício a causa do enfraquecimento mental ou físico. Ciência do bom Viver pag.227

Muito íntima é a relação que existe entre a mente e o corpo. Quando um é afetado, o outro se ressente. O estado da mente atua muito mais na saúde do que muitos julgam. Muitas das doenças sofridas pelos homens são resultado de depressão mental. Desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, desconfiança, todos tendem a consumir as forças vitais, e a convidar a decadência e a morte. Ciência do bom Viver pag.241

"O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos." (Provérbios 17: 22)

Antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite. (Salmo 1: 2)