domingo, 8 de agosto de 2010

Vitória sobre o pecado


Lição 7
7 a 14 de agosto

Verso para Memorizar: “O pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça” (Romanos 6:14, NVI).

SÁBADO À TARDE

Só existe unicamente um poder capaz de quebrar o domínio do mal no coração dos homens, e esse é o poder de Deus em Jesus Cristo. Unicamente por meio do sangue do Crucificado existe purificação para o pecador. Sua graça, tão-somente, nos habilita a resistir e subjugar as tendências de nossa natureza caída. Maranata! - Meditação Matinal. Pag. 89.


O valor infinito do sacrifício que se tornou necessário para nossa redenção revela o fato de que o pecado é um tremendo mal. Pelo pecado se desarranja todo o organismo humano, se perverte o espírito, se corrompe a imaginação. O pecado degradou as faculdades da alma. As tentações de fora encontram no coração uma corda que responde, e os pés se volvem imperceptivelmente para o mal. Por isso é que, unicamente por meio do sangue do Crucificado existe purificação para o pecador. Maranata! - Meditação Matinal. Pag. 89.



Satanás hoje apresenta as mesmas tentações que apresentou a Cristo, oferecendo-nos os reinos do mundo em troca de nossa fidelidade. Mas sobre aquele que olha a Jesus como autor e consumador da fé, as tentações de Satanás não têm poder. Não pode ele levar ao pecado aquele que pela fé aceite as virtudes daquele que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Maranata! - Meditação Matinal. Pag. 89.

DOMINGO: GRAÇA ABUNDANTE


1ª Qual é a resposta de Paulo aos que argumentam que, então, podemos viver em pecado? Romanos. 6: 1 – 11.



Para estas pessoas Paulo afirma que todos quantos foram batizados em Cristo Jesus foram batizados na sua morte, portanto, se fomos sepultados com ele pelo batismo na morte, foi para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também transmitindo essa novidade de que é possível termos uma vida diferente.


No novo nascimento o coração é posto em harmonia com Deus, ao colocar-se em conformidade com a Sua lei. Assim nós não anulamos a lei pelo procedimento de fé que passamos a ter. Mas quando esta poderosa transformação se efetua no pecador, passou ele da morte para a vida, do pecado para a santidade, da transgressão e rebelião para a obediência e lealdade. Terminou a velha vida de afastamento de Deus, começando a nova vida de reconciliação, de fé e amor. Então, "a justiça da lei" se cumpre "em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito". O Grande Conflito. Pag. 468.

"

O que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifará”... Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que vocês tenham sempre em tudo toda suficiência, e superabundeis em toda boa obra... A Ciência do Bom Viver. Pag. 50.


A Igreja de Deus (os escolhidos) deve ser um templo construído segundo a semelhança divina, e o anjo arquiteto trará do Céu a sua vara de ouro para medir, a fim de que cada pedra seja lavrada e ajustada pela medida divina, e polida para brilhar como um emblema do Céu irradiando em todas as direções os refulgentes e luminosos raios do Sol da Justiça. A Igreja há de ser alimentada com o maná do Céu e guardada unicamente sob a proteção de Sua graça. Vestida com a completa armadura de luz e justiça ela entra em seu conflito final. A escória, material imprestável, será consumida, e a influência da verdade testifica ao mundo de que o caráter santificador de Deus é também enobrecedor. A Igreja Remanescente. Pag. 14.

SEGUNDA: O PECADO PERSONIFICADO
2ª Que advertência nos é dada em Romanos 6: 12?


Não deve reinar, portanto, o pecado em nosso corpo mortal para obedecermos às suas concupiscências; e nem tampouco devemos apresentar os nossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas nos apresentar a Deus, como redimidos dentre os mortos, e colocarmos os nossos membros na presença de Deus, como instrumentos de justiça.


Já fomos avisados de que a vida cristã é uma milícia (uma luta). Mas "não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais". Nesse conflito da justiça contra a injustiça, só podemos ser bem-sucedidos mediante o auxílio divino. Nossa vontade finita precisa ser levada em submissão à vontade do Infinito; a vontade humana deve fundir-se com a divina. Isso trará o Espírito Santo em nosso auxílio; e cada conquista tenderá para o restabelecimento da possessão adquirida de Deus e a restauração de Sua imagem na alma. Mensagens aos Jovens. Pag. 55.


Devemos perceber o quanto é importante a ajuda do Espírito Santo.


O Senhor Jesus age por meio do Espírito Santo; pois Este é Seu representante. Por meio dele, infunde na alma vida espiritual, vivificando as energias para o bem, purificando-a da corrupção moral e habilitando-a para Seu reino. Jesus tem grandes bênçãos a conceder, ricos dons a distribuir entre os homens. É o maravilhoso Conselheiro infinito em sabedoria e força; e, se reconhecermos o poder de Seu Espírito e nos sujeitarmos a ser por Ele moldados, estaremos perfeitos nele. Que pensamento é este! Em Cristo "habita corporalmente toda a plenitude da divindade; e estais perfeitos nele". Mensagens aos Jovens. Pag. 55.


Todos nós sabemos que estamos sob solenes obrigações para com Deus de conservar puro o espírito e sadio o corpo, para que possamos ser um benefício para a humanidade e render a Deus perfeito serviço. Devemos exortar a todos aqueles que se dizem cristãos a apresentarem o seu corpo como "sacrifício vivo, santo e agradável a Deus". O Lar Adventista. Pag. 123.


TERÇA: DEBAIXO DA LEI? “DE QUE LEI ESTÁ SENDO FALADO? A LEI MORAL OU A CERIMONIAL”?


3ª Leia Romanos 6: 14. Como devemos entender este texto? Significa que os dez Mandamentos já não são mais importantes para nós observarmos? Se não por quê?
Neste texto Paulo afirma que o pecado não terá mais domínio sobre nós, porquanto não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça.


Os homens precisam saber que as bênçãos da obediência, em sua plenitude eles só podem fruir à medida que receberem a graça de Cristo. É Sua graça que dá ao homem poder para obedecer às leis de Deus. É isso que o habilita a quebrar as cadeias do mau hábito. Esse é o único poder que pode colocá-lo e conservá-lo firme no caminho do direito. A Ciência do Bom Viver. Pag. 115.


Para que serve "Os mandamentos de Deus e a fé de Jesus"? A obediência à lei de Deus é a grande questão. Não seja ela perdida de vista. Devemos estimular os membros da igreja e os que não fazem profissão de fé, a verem os reclamos da lei do Céu e a eles obedecerem. Devemos engrandecer a lei e fazê-la gloriosa. A Igreja Remanescente. Pag. 75.


Nós não ganhamos a salvação por nossa própria obediência; Pois a salvação é dom gratuito de Deus, e que obtemos pela fé. Mas a obediência é fruto da fé. "Bem sabeis que Ele Se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado. Qualquer que permanece nele não peca: qualquer que peca não O viu nem O conheceu". A chamada fé em Cristo que professa desobrigar os homens da obediência a Deus, não é fé, mas presunção. Caminho a Cristo. Pag. 61.


Os que se consagram a Deus de corpo, espírito e alma, purificando seus pensamentos pela obediência da lei divina, hão de continuamente receber nova provisão de poder físico e mental. Conselhos Sobre a Escola Sabatina. Pag. 40.

A transgressão da lei de Deus trouxe miséria e morte em sua esteira. Em virtude da desobediência, perverteram-se as faculdades do homem, tomando o egoísmo o lugar do amor. Sua natureza ficou tão enfraquecida, que lhe era impossível resistir ao poder do mal; e o tentador viu satisfeito seu intento de impedir o plano divino na criação do homem, e de encher a Terra de miséria e desolação. Conselhos Professores, Pais e Estudantes. Pag. 33.


QUARTA: DOIS SENHORES EM GUERRA


4ª Quais são os dois senhores referidos por Paulo? É possível haver terreno intermediário? Romanos. 6: 16.


Paulo falando para a igreja em Roma disse: É importante vocês saberem que para aquele a quem vocês se apresentarem como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

As obras dos que têm um amor louco pelas riquezas tornam evidente ser impossível servir a dois senhores, a Deus e a Mamom. Mostram ao mundo que seu deus é o dinheiro. Prestam homenagem ao poder divino, mas em todos os intentos e propósitos da vida servem ao mundo. O amor ao dinheiro torna-se uma força dominante, e por sua causa violam a lei de Deus. Podem professar ter a religião de Cristo, mas não amam aos seus princípios nem lhes atendem as admoestações. Dão suas melhores energias ao serviço do mundo, e se prostram diante de Mamom. Conselhos Sobre Mordomia. Pag. 214.


Jesus está esperando para soprar sobre todos os Seus seguidores dando-lhes a inspiração de Seu Espírito santificador e transfundindo a vital influência de Si mesmo a Seu povo. Quer que eles compreendam que doravante não podem servir a dois senhores. Sua vida não pode ser dividida. Cristo tem de viver em Seus instrumentos humanos, e operar mediante suas faculdades e agir por meio de suas aptidões. A vontade deles precisa ser submetida a Sua vontade, e devem cooperar com Seu Espírito, para que não sejam mais eles que vivam, mas Cristo vivendo neles. Jesus procura inculcar-lhes o pensamento de que, ao dar Seu Santo Espírito, está-lhes concedendo a glória que o Pai Lhe deu, para que Ele e Seu povo sejam um em Deus. Devemos submeter nossa vida e vontade a vontade de Deus, sabendo que ela é santa, justa e boa. E Recebereis Poder - Meditação Matinal. Pag. 28.


Os que estão aguardando a revelação de Cristo nas nuvens do céu com poder e grande glória, como Rei dos reis e Senhor dos senhores, procurarão representá-Lo perante o mundo na vida e no caráter. "E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro". Odiarão o pecado e a iniqüidade, assim como Cristo odiou o pecado. Guardarão os mandamentos de Deus, como Cristo guardou os mandamentos de Seu Pai. Compreenderão que não basta aquiescer nas doutrinas da verdade, mas a verdade tem de ser aplicada ao coração e praticada na vida, a fim de que os seguidores de Cristo possam ser um com ele e os homens sejam tão puros em sua esfera com Deus na dele. Fé e Obras. Pag. 115 / 116.


Tem havido homens em todas as gerações que têm afirmado serem filhos de Deus, devolvendo o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas levando uma vida iníqua, por negligenciarem os preceitos mais importantes da lei - a misericórdia, a justiça e o amor de Deus. Há muitos hoje em dia que se encontram num engano similar; pois, embora tenham uma aparência de grande santidade, não são praticantes da Palavra de Deus. Que se pode fazer para abrir os olhos dessas pessoas que se iludiram a si mesmas, se não apresentar-lhes um exemplo de verdadeira piedade, não sendo nós mesmos somente ouvintes, mas também praticantes dos mandamentos do Senhor, refletindo assim a luz da pureza de caráter sobre o seu caminho? Fé e Obras. Pag. 116.

5ª Qual é o motivo pelo qual Paulo dá graças a Deus? Romanos. 6: 17.

Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e sendo libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça.

Paulo se dirigiu a igreja dos Filipenses dizendo: "Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vocês, fazendo, sempre com alegria, oração por vocês em todas as minhas súplicas, e dou graças a Deus pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora. E tenho por certo isto mesmo: Que Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo. “Como eu tenho por justo sentir isto de vocês todos? É porque vos retenho em meu coração". A Ciência de o Bom Viver. Pag. 167.

Paulo nos ensina dizendo: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco". Esta ordem é uma certeza de que mesmo as coisas que nos parecem ser adversas contribuirão para o nosso bem. Deus não nos mandaria ser agradecidos por aquilo que nos causasse dano. A Ciência de o Bom Viver. Pag. 255.


Aos tessalonicenses disse Paulo: "Sempre damos graças a Deus por vocês todos, fazendo menção de vocês em nossas orações, lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho da caridade, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai". Atos dos Apóstolos. Pag. 256.

Paulo em apoio a Igreja diz: "Graças a vocês da igreja em Filipos e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Graças dou ao meu Deus, lembrando-me sempre de ti (Filemom) nas minhas orações; ouvindo sobre a tua caridade e a fé que tens para com o Senhor Jesus Cristo, e para com todos os santos; para que a comunicação da tua fé seja eficaz no conhecimento de todo o bem que em você há por Cristo Jesus". O apóstolo recordava a Filemom que cada bom propósito e bom traço de caráter que ele possuía ele devia à graça de Cristo; somente esta o tornou diferente dos perversos e pecadores. A mesma graça pode tornar o envilecido criminoso um filho de Deus e útil obreiro no evangelho. Atos dos Apóstolos. Pag. 457.


Para nós o conselho é: Ide ao Senhor com coração transbordante de graças pelas misericórdias passadas e presentes, e manifestem vossa apreciação da liberalidade de Deus levando-Lhe vossas ofertas de gratidão, ofertas voluntárias e ofertas pelo pecado. Conselhos Sobre Mordomia. Pag. 198.

QUINTA: FRUTO PARA A SANTIFICAÇÃO

6ª Que dois tipos de fruto diz Paulo que é possível que todos colham? Como você pode tornar uma realidade em sua vida às importantes verdades que Paulo diz? Romanos. 6: 19 – 23.

Sendo libertos do pecado, fomos feitos servos de Deus, e temos o nosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Agora a pergunta é: Que fruto vocês tinham então das coisas de que agora vos envergonhais? Os dois frutos consistem no fato de que pelas escolhas que fazemos podemos ter vida eterna ou perdição eterna.

Ao passo que a vida é a herança dos justos, a morte é a porção dos ímpios. Moisés por ordem divina declarou a Israel: "Hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal". A morte a que se faz referência nestas passagens, não é a que foi pronunciada sobre Adão, pois a humanidade toda sofre a pena de sua transgressão. É a "segunda morte" que se põe em contraste com a vida eterna. O Grande Conflito. Pag. 544.

O que está revelado é que mesmo em meio da tempestade do juízo divino, os filhos de Deus não terão motivos para receios. "O Senhor será o refúgio do Seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel". O dia que traz terror e destruição aos transgressores da lei de Deus trará aos obedientes "gozo inefável e glorioso". "Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus, e o que O não serve". Patriarcas e Profetas. Pag. 341.

Glória imortal e vida eterna são as recompensas oferecidas por nosso Redentor aos que Lhe forem obedientes. O Redentor lhes tornou possível aperfeiçoarem seu caráter cristão mediante o Seu nome, e vencer por si mesmos como Ele venceu em benefício deles. O Redentor lhes deu o exemplo em Sua própria vida, mostrando-lhes como eles podem vencer. Testemunhos Seletos. Vol. I. Pag. 349.

Mediante a obra do Espírito Santo e a santificação da verdade, o crente torna-se habilitado para as cortes celestiais; pois Cristo opera em nós, e Sua justiça sobre nós está. Sem isso, alma alguma terá direito ao Céu. Não desfrutaríamos o Céu a menos que estejamos qualificados para sua atmosfera santa, pela influência do Espírito e a justiça de Cristo. E Recebereis Poder - Meditação Matinal. Pag. 67.

PREVENÇÃO FÍSICA E SAÚDE ESPIRITUAL

Para a Saúde Física
Passos Importantes Para Uma Alimentação Saudável


“Estudando no temor de Deus, acharemos que o melhor para nossa prosperidade tanto física como espiritual é observar o regime alimentar simples”. Regime alimentar pág 36, parágrafo 41.

O alimento é o material que o organismo recebe para satisfazer suas necessidades de manutenção, crescimento, trabalho e restauração dos tecidos.
Obtendo assim a nutrição do organismo, provindo de cores e formas que cada alimento apresenta, tendo como resultado de uma dieta adequada está prevenindo ou diminuindo o risco de algumas doenças.
Tais como: Obesidade, Osteoporose, Câncer, Diabetes, doenças cardiovasculares, etc.

Para a Saúde Espiritual do Cristão

O Altar do Sacrifício e a Páscoa

A palavra “Páscoa”, em hebraico “Pessach” significa passar sobre ou por cima / por alto.

Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios; e, ao ver o sangue na verga da porta e em ambos os umbrais,o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas para vos ferir. (Exôdo 12:23)

O ministério no santuário consistia em duas partes: um serviço diário e outro anual. O cerimonial diário era efetuado no altar dos holocaustos, no pátio do tabernáculo, bem como no lugar santo; ao passo que o rito anual o era no lugar santíssimo.
E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. (Efésios 5:2)

Depois da queda a humanidade passou a ser escrava do pecado, introduzido neste mundo pelo inimigo de Deus, que passou a ser também o nosso.

Este inimigo utiliza-se de seus instrumentos humanos para realizar suas intenções, que já se mostrou clara por seus procedimentos junto aos seres de todo universo, e sua disposição consiste continuamente em afastar as criaturas do Criador e com isso trazer à humanidade, dor, sofrimento, morte e por fim destruição eterna.

E no período em que os hebreus eram oprimidos pelos egípcios Deus interviu para livrar o seu povo.

Sempre esteve no pensamento divino salvar o seu povo da escravidão do pecado e da condenação no juízo. Por isso a páscoa era uma festa que representava a morte de Jesus, (em nosso favor) nos libertando da condenação do pecado antes que Ele confirmasse o seu sacrifício em sua primeira vinda.