domingo, 25 de julho de 2010

Justificação e a Lei

Lição 5 24 a 31 de julho

Justificação e a Lei


Verso para Memorizar: “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma!Antes confirmamos a lei”. Romanos. 3: 31.

Sabado á Tarde

No novo nascimento o coração é posto em harmonia com Deus, ao colocar-se em conformidade com a Sua lei. Quando esta poderosa transformação se efetua no pecador, passou ele da morte para a vida, do pecado para a santidade, da transgressão e rebelião para a obediência e lealdade. Terminou a velha vida de afastamento de Deus, começando a nova vida de reconciliação, de fé e amor. Então, "a justiça da lei" se cumpre "em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito". O Grande Conflito. Pag. 468.

O apóstolo Paulo apresenta claramente a relação entre a fé e a lei, no novo concerto. Diz ele: "Sendo, pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo". A obra de Deus é a mesma em todos os tempos, embora haja graus diversos de desenvolvimento e diferentes manifestações de Seu poder, para satisfazerem as necessidades dos homens nas várias épocas. Os grandes princípios de amor a Deus, que estabeleceu como fundamento da lei e dos profetas, é apenas uma repetição do que Ele dissera por meio de Moisés ao povo hebreu: "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder". "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". O ensinador é o mesmo em ambas as dispensações. As reivindicações de Deus são as mesmas. Os mesmos são os princípios de Seu governo. Pois tudo procede daquele "em quem não há mudança nem sombra de variação". Patriarcas e Profetas. Pag. 373.

DOMINGO: A LEI CONFIRMADA

1ª Segundo o apostolo Paulo, existem alguns conflitos entre a lei e a fé? Por que esta questão é tão importante para nós adventistas?Romanos. 3: 31.

"Até que o céu e a Terra passem", disse Jesus, "nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido". Foi pela Sua própria obediência à lei; que Cristo testificou do caráter imutável da mesma, e provou que, por meio de Sua graça, ela pode ser perfeitamente obedecida por todo filho e filha de Adão. Ele declarou no monte que nem o pequenino jota seria omitido da lei até que tudo se cumprisse - tudo quanto diz respeito à raça humana, tudo quanto se relaciona com o plano da redenção. Ele não ensina que a lei deva ser anulada, mas fixa o olhar no mais remoto horizonte humano, e assegura-nos de que até que esse ponto seja atingido, a lei conservará sua autoridade, de modo que ninguém julgue que Sua missão era abolir os preceitos da lei. Enquanto o céu e a Terra durarem, os santos princípios da santa lei de Deus permanecerão. Sua justiça, "como as grandes montanhas", continuará fonte de bênção, difundindo torrentes para refrigerar a Terra. O Maior Discurso de Cristo. Pag. 49 e 50.

A promessa do novo concerto é: "Porei as Minhas leis em seu coração e as escreverei em seus entendimentos". Nenhum mandamento foi anulado, nem um jota ou um til foi mudado. Os princípios que foram dados a conhecer ao homem no Paraíso como a grande lei da vida, eles existirão, imutáveis, no Paraíso restaurado. Quando o Éden volver a florir na Terra, a lei divina do amor será obedecida por todos debaixo do Sol. O Maior Discurso de Cristo. Pag. 50 e 51.

Deus requer de nós uma perfeita obediência a Sua lei - a expressão de Seu caráter. Nossa santificação é o objetivo de Deus em todo o Seu trato conosco. Ele nos escolheu desde a eternidade para que fôssemos santos. Cristo a Si mesmo Se entregou para nossa redenção, para que por nossa fé em Seu poder para salvar do pecado pudéssemos tornar-nos completos nele. Ao dar-nos Sua Palavra, Ele nos deu pão do Céu. Jesus declarou que se comermos Sua carne e bebermos Seu sangue, nós receberemos a vida eterna. Mensagens Escolhidas - Volume III Pag. 202.

Mediante os méritos de Cristo a humanidade pode se restabelecer à harmonia com o Criador. O coração deve ser renovado pela graça divina; e deve receber nova vida de cima. Essa mudança é o novo nascimento, sem o que, diz Jesus, o homem "não pode ver o reino de Deus". Reavivamento e seus Resultados. Pag. 12.

2ª Havia alguma diferença entre os métodos de salvação do Antigo Testamento e do Novo? Como esse texto mostra que, mesmo no Antigo Testamento, a salvação era pela fé e não pelas obras da lei. Romanos. 4: 1 – 8.

O que diz a Escritura sobre justiça? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. O que é justiça? Justiça é a obediência à lei. A única maneira em que o homem pode alcançar a justiça é pela fé. Pela fé pode o homem apresentar a Deus os méritos de Cristo, e o Senhor lança a obediência de Seu Filho a crédito do pecador. A justiça de Cristo é aceita em lugar do fracasso do homem, e Deus recebe, perdoa, justifica a alma arrependida e crente, trata-a como se fosse justa, e ama-a tal qual ama Seu Filho. Assim é que a fé é imputada como justiça; e a alma perdoada avança de graça em graça, de uma luz para luz maior. Mensagens Escolhidas. Vol. I. Pag. 367.

A fé genuína se manifestará em boas obras, pois boas obras são frutos da fé. Ao operar Deus no coração, e o homem entregar sua vontade a Deus, e com Ele cooperar, o homem manifesta na sua vida aquilo que Deus operou em seu íntimo pelo Espírito Santo, e haverá harmonia entre o propósito do coração e a prática da vida. Todo pecado deve ser renunciado como a coisa odiosa que crucificou o Senhor da vida e da glória, e o crente deve desejar ter uma experiência progressiva, fazendo continuamente as obras de Cristo. É pela contínua entrega da vontade, pela obediência contínua, que o homem retém a bênção da justificação. Mensagens Escolhidas. Vol. I. Pag. 397.

A recompensa eterna não é alcançada pelas obras, para que ninguém se glorie, mas pela graça. Não é cabível o vangloriar-nos de algum mérito. "Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na Terra; porque destas coisas Me agrado, diz o Senhor". Parábolas de Jesus. Pag. 401.

Os que são justificados pela fé devem ter no coração o desejo de andar nos caminhos do Senhor. É uma prova de não estar o homem justificado pela fé, quando não corresponderem suas obras a sua profissão de fé. A fé que não produz boas obras não justifica a pessoa. Reavivamento e seus Resultados. Pag. 28.

Onde há fé, aparecem as boas obras. Os doentes são visitados, cuidados os pobres, não se negligenciam os órfãos e as viúvas, são vestidos os nus, alimentados os pobres. Cristo andou fazendo o bem, e quando os homens a Ele se unem, eles amam os filhos de Deus, assim a mansidão e a verdade lhes guiam os passos. A expressão do semblante revela sua experiência, e os homens os conhecem como os que estiveram com Jesus e dele aprenderam. Cristo e o crente tornam-se um, e Sua formosura de caráter se revela naqueles que se acham vitalmente ligados com a Fonte de poder e amor. Cristo é o grande depositário da justificadora justiça e da graça santificante. Reavivamento e seus Resultados. Pag. 28.

SEGUNDA: GRAÇA OU DÍVIDA

3ª Como Paulo expande o tema da justificação pela fé? Romanos. 4: 6 – 8.

Bem-aventurados são aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Com grande clareza e poder o apóstolo Paulo apresentava a doutrina da justificação pela fé em Cristo. Ele esperava que outras igrejas também pudessem ser ajudadas pela instrução enviada aos cristãos de Roma; mas quão pouco podia ele prever o vasto alcance da influência de suas palavras! Atos dos Apóstolos. Pag. 373.

O que segue a guia divina encontrou a única fonte verdadeira de graça salvadora e real felicidade, e alcançou o poder de comunicar a felicidade a todos em redor de si. Sem religião, ninguém pode realmente aproveitar a vida. O amor a Deus purifica e enobrece todo gosto e desejo, intensifica toda afeição e abrilhanta todo prazer digno. Habilita o homem a apreciar e desfrutar tudo que é verdadeiro, bom e belo. Conselhos Professores, Pais e Estudantes. Pag. 53.

Aqueles que receberam a Cristo devem mostrar na família o que a graça fez por eles... Consciente autoridade possui o verdadeiro crente em Cristo, o qual faz sua influência sensível em toda a família. Isto é favorável para o aperfeiçoamento do caráter de todos no lar. O Lar Adventista. Pag. 36.

TERÇA: PROMESSA E LEI

4ª Que argumentos foram usados por Paulo para demonstrar que a salvação pela fé é um ponto central do Antigo Testamento? Romanos. 4: 14 – 17. (Veja também Gálatas. 3: 7 – 9).

Enoque escutou dos lábios de Adão a dolorosa história da queda e a preciosa promessa da condescendente graça de Deus em oferecer o dom de Seu Filho como Redentor do mundo. Creu nela e sobre ela repousou. Enoque era um santo homem. Servia a Deus com singeleza de coração. Compreendeu a corrupção da família humana e separou-se dos descendentes de Caim, reprovando-os por sua grande maldade... Sua alma se agitava ao testemunhar diariamente como pisavam a autoridade de Deus... Decidiu separar-se deles e gastar muito de seu tempo em solidão, devotando-se à reflexão e oração. Esperava diante de Deus e orava para conhecer mais perfeitamente a Sua vontade, a fim de poder realizá-la. Deus comunicava-se com Enoque por intermédio de Seus anjos, dando-lhe instrução divina. Fez-lhe saber que não suportaria para sempre a rebelião do homem - que Seu propósito era destruir a raça pecadora pelo derramamento de um dilúvio de água sobre a Terra.
A Verdade Sobre os Anjos. Pag. 66.

A igreja de Cristo é o agente designado por Deus para a salvação dos homens. Sua missão é levar o evangelho ao mundo. E essa obrigação repousa sobre todos os cristãos. Cada um, na medida de seus talentos e oportunidades, deve cumprir a comissão do Salvador. O amor de Cristo, revelado a nós, torna-nos devedores a todos os que não conhecem ao Senhor. Caminho a Cristo. Pag. 81.

A mais elevada educação é o conhecimento experimental do plano da salvação, adquirido por meio de sincero e diligente estudo das Escrituras.Essa educação renovará o entendimento e transformará o caráter, restaurando a imagem de Deus na alma. Fortalecerá a mente contra as enganosas insinuações do adversário, e nos habilitará a compreender a voz de Deus. Ensinará o discípulo a tornar-se um coobreiro de Jesus Cristo, a extinguir a obscuridade moral que o rodeia e a levar luz e conhecimento aos homens. Ela é a singeleza da verdadeira piedade - nosso certificado da escola preparatória da Terra para a escola superior do alto. Conselhos Professores, Pais e Estudantes. Pag. 11.

O Espírito é dado como agente de regeneração, para tornar eficaz a salvação operada pela morte de nosso Redentor. O Espírito está constantemente buscando atrair a atenção dos homens para a grande oferta feita na cruz do Calvário, a fim de desvendar ao mundo o amor de Deus, e abrir às almas convictas as preciosidades das Escrituras. Atos dos Apóstolos, pág. 51 e 52.

A fé que é para salvação não é uma fé casual, não é a simples aprovação do intelecto, é a crença firmada no coração, que abraça a Cristo como Salvador pessoal, com a certeza de que Ele pode salvar perfeitamente aos que por Ele se chegam a Deus... Essa fé leva seu possuidor a colocar em Cristo todas suas afeições; seu entendimento fica sob o controle do Espírito Santo, e seu caráter é moldado segundo a semelhança divina. Sua fé não é uma fé morta, mas sim que opera por amor, que o leva a contemplar a formosura de Cristo, e a tornar-se semelhante ao caráter divino. ... Reavivamento e seus Resultados. Pag. 22.

QUARTA: LEI E FÉ

5ª “O principio de que o homem se pode salvar pelas suas próprias obras... está na base de toda religião pagã... Onde quer que sejam mantidos (desta forma), os homens não tem barreira contra o pecado”. O Desejado de Todas as Nações Pág. 35, 36. O que significa isso? Por que a idéia de que podemos salvar a nós mesmos mediante nossas próprias obras nos deixam tão expostos ao pecado?

A Igreja tem que manter seus princípios perante todo o Universo celeste e os reinos deste mundo, de maneira firme e decidida; uma inabalável fidelidade na manutenção da honra e da santidade da lei de Deus, despertará a atenção e admiração do mundo, e muitos, pelas boas obras que contemplarem, serão levados a glorificar nosso Pai celestial. Os que são leais e verdadeiros, também são portadores de credenciais do Céu e não dos potentados da Terra. Todos os homens saberão quem são os escolhidos e fiéis discípulos de Cristo, e os conhecerão quando forem coroados e glorificados como hão de serem os que honraram a Deus, e a quem Ele honrou, tornando-os possuidores de um peso eterno de glória. A Igreja Remanescente. Pag. 13.

A religião pura e imaculada perante o Pai é esta: "Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo". Boas obras são os frutos que Cristo requer que produzamos; palavras amáveis, atos de benevolência, de terna consideração para com os pobres, os necessitados, e os aflitos. Beneficência Social. Pag. 35.

6ª Como o apostolo Paulo explica a relação entre a lei e a fé em Gálatas? Gálatas. 3: 21 – 23.

É a lei, contra as promessas de Deus? De modo nenhum; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar a justiça, na verdade, teria sido pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem.

Grande lição é aprendida quando compreendemos nossa relação para com Deus e a de Deus para conosco. As palavras: "Não sois de vós mesmos", pois "fostes comprados por bom preço", devem estar penduradas na parede da sala da memória, a fim de podermos sempre reconhecer o direito de Deus sobre nossos talentos, nossas posses, nossa influência, nosso eu individual. Devemos aprender como tratar este dom de Deus, na mente, na alma e no corpo, para que como propriedade adquirida por Cristo, nós possamos render-Lhe serviço agradável. Conselhos Sobre o Regime Alimentar. Pag. 56.

Todas as nossas esperanças atuais e futuras dependem de nossa relação com Cristo e com Deus. O apóstolo Paulo usa palavras vigorosas para confirmar nossa fé a este respeito. Aos que são guiados pelo Espírito de Deus e em cujo coração habita a graça de Cristo, ele declara: "O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E Recebereis Poder - Meditação Matinal. Pag. 30.

Os que são gerados para uma nova vida pelo Espírito Santo tornaram-se participantes da natureza divina, e em todos os seus hábitos e práticas eles evidenciam sua relação com Cristo. E Recebereis Poder - Meditação Matinal. Pag. 55.

QUINTA: LEI E PECADO

7ª Qual é a relação entre a lei e o pecado? I João. 2: 3 – 6; 3: 4; Romanos. 3: 20.

Como sabemos que conhecemos ao Senhor? Se nós guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está à verdade; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto todos sabem que estamos nele; aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.

Ninguém se engane com a crença de que pode tornar-se santo enquanto voluntariamente transgride um dos mandamentos de Deus. O cometer o pecado conhecido faz silenciar a voz testemunhadora do Espírito e separa a alma de Deus. O Grande Conflito. Pag. 472.

A verdadeira fé, que confia inteiramente em Cristo, manifestar-se-á pela obediência a todos os mandamentos de Deus. Desde o tempo de Adão até o presente, o grande conflito tem sido com referência à obediência à lei de Deus. Em todos os séculos houve os que pretendiam ter direito ao favor de Deus, mesmo enquanto estavam a desatender algumas de Suas ordens. Mas as Escrituras declaram que pelas obras a "fé foi aperfeiçoada", e que, sem as obras da obediência, a fé "é morta". Patriarcas e Profetas. Pag. 73.

Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.

A lei de Deus, pela sua própria natureza, é imutável.É uma revelação da vontade e caráter do Autor. Deus é amor, e Sua lei é amor. Seus dois grandes princípios são amor a Deus e amor ao homem. E o apóstolo Paulo declara: "A lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom". É obra da conversão e santificação é reconciliar os homens com Deus, pondo-os em harmonia com os princípios de Sua lei. O Grande Conflito. Pag. 467.

O caráter de Deus não mudou. Ele é hoje o mesmo Deus zeloso que era quando deu a Sua lei sobre o Sinai e a escreveu com Seu próprio dedo nas tábuas de pedra. O Novo Testamento não mudou a lei de Deus. bA santidade do sábado do quarto mandamento está tão firmemente estabelecida como o trono de Jeová. Santificação. Pag. 68.

Adoração

QUAIS SÃO OS SEUS REAIS MOTIVOS PARA ADORAR A DEUS?
Bendize ó minha alma ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao Seu santo nome. Bendize ó minha alma ou Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus beneficios. Salmos. 103. 1 e 2.

O que é que dá motivação para que você seja agradecido ao Senhor pela igreja, pela comunhão dos irmãos, pela proteção dos anjos, pela ação do Espirito Santo em sua vida. O que é que dá motivação para que você seja agradecido ao Senhor pela esperança que vem de Suas promessas, pela confirmação de sua fé, e a alegria de ser Seu servo.

“Esperança e seus efeitos práticos”

A ESPERANÇA É JESUS
A esperança produz:
Alegria, satisfação, rejuvenescimento físico, brilho no olhar, animo para viver, autoridade para falar, motivação quando for lutar, confiança nos projetos de vida, desejo de fazer outros felizes, disposição em assumir compromisso, habilidade em efetuar tarefas, competência em resolver problemas, animosidade em buscar solução para as coisas difíceis, determinação em caminhar rumo ao ideal escolhido, entrega do corpo para o que é de boa fama, paciência para esperar nas promessas de Deus, certeza de está fazendo parte do plano certo, renovação de propósito, crença na misericórdia divina, purificação da alma, santificação da mente, transformação do caráter, entrega sem reserva, coragem para enfrentar as barreiras, desejo de andar com Deus, a busca de um coração limpo, a vontade de ter sabedoria, querer ser usado pelo Espírito Santo, ser tocado pela brasa que purifica os lábios, ter o anseio de receber fé, o sentimento de salvação pela graça, o contentamento pela religião, a sensação de abraçar e beijar os outros, possuir carinho para oferecer aos próximos, harmonia na família, paz no relacionamento conjugal, sucesso e prosperidade em todas as coisas, renovação de pacto com o Senhor, saber que as pessoas foram compradas por preço justo, entender que o Senhor tudo sabe, e ter a prova de que a fidelidade vale à pena.

O profeta Isaias apresentou dois motivos pelos quais ele se sentia motivado em louvar e adorar ao Senhor. O primeiro era porque ele entendia que o Senhor havia feito muitas maravilhas e o segundo era porque o Senhor tinha executado todos os Seus conselhos, ou promessas. Isaias. 25: 1.

Por meio do profeta Naum o Senhor manda uma informação importante para o Seu povo. E diz o profeta: O Senhor conhece os que nele confiam. Naum. 1: 7.

Jesus como nosso exemplo transmitia paz mesmo em meio a tormenta que ele vivia, transmitia segurança mesmo em meio a perceguição que existia contra ele, transmitia confiança mesmo em meio as acusações que faziam contra ele.

Jesus era manso mesmo diante das acusações que faziam contra ele, transmitia confiança mesmo diante das afrontas que sofria, tinha credibilidade diante do povo mesmo quando os homens queriam denegrir a Sua imagem, Jesus era um representante divino mesmo quando O acusavam de está possuido de demonios.

Fidelidade a Deus

O QUE DEUS ESPERA DE SUA “FIDELIDADE”?

Os seguidores de Cristo devem ser a luz do mundo; mas Deus não lhes manda fazer um esforço para brilhar. Ele não aprova nenhum esforço de satisfação própria para exibir uma bondade superior. Deseja que sua alma esteja imbuída dos princípios do Céu; então, ao se porem em contato com o mundo, revelarão a luz que neles está. Sua firme fidelidade, em todos os atos da vida, será um meio de iluminação. A Ciência de o Bom Viver. Pag. 36.


O QUE DEUS ESPERA DE SUA FIDELIDADE NA “GUARDA DO SABADO”?

Não devemos preparar para o “sábado” mais liberal provisão de alimento, nem maior variedade que nos outros dias. Em lugar disso, a comida deve ser mais simples, e menos se deve comer, a fim de a mente estar mais clara e vigorosa para compreender as coisas espirituais. Um estômago abarrotado quer dizer um cérebro pesado. As mais preciosas palavras podem ser ouvidas e não apreciadas devido à mente estar confusa por uma alimentação imprópria. Comendo demais no “sábado”, muita gente faz mais do que julga para se tornar incapaz de receber o benefício de suas sagradas oportunidades. A Ciência de o Bom Viver. Pag. 307.

De acordo com o quarto mandamento, o “sábado” foi dedicado ao repouso e ao culto religioso. Toda atividade secular devia ser suspensa, mas as obras de misericórdia e beneficência estavam em harmonia com o propósito do Senhor. Elas não deviam ser limitadas a tempo ou lugar. Aliviar os aflitos, confortar os tristes, é um trabalho de amor que faz honra ao dia de Deus. Beneficência Social. Pag. 77.

Como um meio de ensino intelectual, as oportunidades do “sábado” são incalculáveis. Que se aprenda a lição da Escola Sabatina, não olhando rapidamente ao texto da mesma no sábado de manhã, mas estudando cuidadosamente para a próxima semana, no “sábado” à tarde, com recapitulação diária ou ilustração durante a semana. Assim a lição se fixará na memória, como um tesouro que jamais se perderá completamente. Educação, pág. 251 e 252.

O QUE DEUS ESPERA DA ADMINISTRAÇÃO DO “TEMPO” QUE ELE CONSEDE A VOCÊ?

Durante Seu ministério, Jesus dedicou mais “tempo” a curar os enfermos do que a pregar. Seus milagres testificavam da veracidade de Suas palavras, de que não veio a destruir, mas a salvar. Aonde quer que fosse, as novas de Sua misericórdia O precediam. A Ciência de o Bom Viver. Pag. 19.

Não há “tempo” nem lugar impróprios para erguer a Deus uma prece. Nada há que nos possa impedir de alçar o coração no espírito de oração sincera. Entre as turbas de transeuntes na rua, em meio de uma transação comercial, podemos elevar a Deus um pedido, rogando a direção divina, como fez Neemias quando apresentou seu pedido perante o rei Artaxerxes. Onde quer que nos encontremos podemos entreter comunhão íntima com Deus. Devemos ter constantemente aberta a porta do coração, erguendo sempre a Jesus o convite para vir habitar nossa alma, como hóspede celestial. Caminho a Cristo. Pag. 99.

Temos pouco “tempo” para armazenar tesouros de boas obras no Céu. Não cometa um erro nisso. Sirva a Deus com afeições não divididas. Seja zeloso e íntegro. Que seu exemplo seja de tal natureza que ajude a outros decidirem-se por Jesus. Os jovens não sabem o poder que sua influência pode ter. Trabalhem para este “tempo” e para a eternidade. Cartas a Jovens Namorados. Pag. 37.

Os filhos são a herança do Senhor e Lhe somos responsáveis pela administração de Sua propriedade. ... A educação e instrução dos filhos para serem cristãos são o mais elevado serviço que os pais podem prestar a Deus. É uma tarefa que requer paciente labor - esforço de toda a vida, diligente e perseverante. Pela negligência deste trabalho a nós confiado provamo-nos mordomos infiéis. O Lar Adventista. Pag. 269.

O QUE DEUS ESPERA DE NÓS A RESPEITO DO “NOSSO CORPO” COMO TEMPLO DO ESPIRITO SANTO?

As horas tantas vezes gastas em divertimentos que não refrigeram nem o “corpo” e nem a alma devem ser despendidas em visitas aos pobres, enfermos e sofredores, ou em procurar ajudar alguém que esteja em necessidade. Beneficência Social. Pag. 76.

Os que se consagram a Deus de “corpo”, espírito e alma, purificando seus pensamentos pela obediência da lei divina, hão de continuamente receber nova provisão de poder físico e mental. Haverá sincero anseio por Deus e fervorosa oração, pedindo clara percepção para discernir a missão e o operar do Espírito Santo. Não somos nós os que devemos usar o Espírito Santo, mas Ele que nos deve usar a nós, moldando-nos cada faculdade. Conselhos Sobre a Escola Sabatina. Pag. 40.

Cada um receberá no juízo segundo as obras praticadas no “corpo”, sejam boas, sejam más. Recomenda-nos o Salvador: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação". Se encontrarmos dificuldades e, no poder de Cristo, as vencemos; se nos defrontamos com inimigos e, no poder de Cristo, os colocamos em fuga; se aceitamos responsabilidades e, na força de Cristo, delas nos desempenhamos fielmente, então estamos adquirindo preciosa experiência. Aprendemos como não poderíamos fazer de outro modo, que nosso Salvador é socorro bem presente em todo tempo de necessidade. Conselhos Sobre Educação. Pag. 72.

Os que condescendem com o eu e negligenciam cuidar da alma e do corpo daqueles por quem Cristo deu a Sua vida, não estão comendo do pão da vida nem bebendo da água da fonte da salvação. Estes estão estéreis e destituídos de seiva, como a árvore que não dá fruto. São anões espirituais, que consomem seus meios consigo mesmos; mas "tudo o que o homem semear, isso também ceifará". Conselhos Sobre Mordomia. Pag. 27.

O QUE DEUS ESPERA DE NÓS COM RELAÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DO “TESOURO”?

Cristo tinha colocado nas mãos de Seus seguidores os “tesouros” do evangelho, e sobre eles colocou a responsabilidade de dar as alegres novas de salvação ao mundo. Nossas obrigações são muito maiores, seguramente, do que o foram as do antigo Israel. Atos dos Apóstolos. Pag. 338.

A alma deve ser como uma casa do “tesouro”, cheia de ricas e proveitosas provisões. No púlpito, na Escola Sabatina, na reunião de oração e na sociedade, devemos ter novos temas para iluminar a outros. Devemos seguir o exemplo de Jesus, o Mestre perfeito. Ele educava homens revelando-lhes o caráter do Deus vivo. Disse Ele: "E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste". É este o importante assunto a ser gravado na mente dos jovens, pois precisam conhecer o caráter paternal de Deus, a fim de serem induzidos a subordinar os interesses temporais aos eternos. Ao contemplarem o caráter de Deus, ser-lhes-á criado no coração um intenso desejo de transmitir a outros a beleza e poder da verdade. Conselhos Sobre a Escola Sabatina. Pag. 109 e 110.

O QUE DEUS ESPERA DE NOSSA ADMINISTRAÇÃO DOS TALENTOS?

Se aqueles a quem Deus confiou grandes “talentos” intelectuais empregam esses dons para fins egoístas, eles serão deixados, após um período de prova, a seguir seu próprio caminho. Deus tomará homens que não parecem tão prodigamente dotados, que não têm grande confiança em si mesmo, e tornará os fracos fortes, porque confiam que Ele fará em seu favor o que eles próprios não podem realizar. Deus aceitará o serviço prestado de todo o coração, e suprirá por Sua parte as deficiências. A Ciência de o Bom Viver. Pag. 150.

Deus pôs na igreja, como Seus auxiliares indicados, homens de “talentos” diferentes para que, mediante a sabedoria de muitos, seja feita a vontade do Espírito. Os homens que agem de conformidade com seus próprios fortes traços de caráter, recusando aliar-se a outros que têm tido mais longa experiência na obra de Deus, ficarão cegos pela confiança própria, incapazes de discernir entre o falso e o verdadeiro. Atos dos Apóstolos. Pag. 279.

Os que têm adquirido riquezas adquiriram-nas pela aplicação dos “talentos” que lhes foram dados por Deus; mas esses “talentos” para a conquista de bens foram-lhes dados a fim de que pudessem aliviar os que estão na pobreza. Esses dons foram concedidos aos homens por Aquele que faz o Seu Sol brilhe e a Sua chuva caia sobre todos, justos e injustos, para que pela produtividade da terra tenham abundante provisão para todas as suas necessidades. Os campos têm sido abençoados por Deus, e em Sua bondade fez "provisão para os necessitados". Beneficência Social. Pag. 15.

O Senhor emprega vários instrumentos para a realização de Seu propósito; e enquanto alguns com “talentos” especiais (ou em destaque) são escolhidos “na igreja” para devotar todas as suas energias à tarefa de ensinar e pregar o evangelho, muitos outros, sobre quem mãos humanas nunca foram postas em ordenação, são chamados a desempenhar importante parte na salvação de almas. Beneficência Social. Pag. 64.

Deus dá “talentos” que devem ser desenvolvidos de acordo com as diferentes habilidades por Ele concedidas. Caso o “talento” seja pequeno, Deus tem um lugar para ele; e se esse “talento”, for usado, fará precisamente a obra para a qual Deus destinou. Os “talentos” do humilde suburbano são necessários para o trabalho de casa em casa e podem fazer mais nesta obra do que brilhantes dons.E aquele que usa retamente seu único talento será tão verdadeiramente recompensado como o que usa cinco “talentos”. É por trabalharem segundo a capacidade dada que Deus recompensa os Seus servos. Beneficência Social. Pag. 102.

É IMPORTANTE SABER QUE NÓS SOMOS SALVOS PELA GRAÇA, JUSTIFICADOS PELA FÉ E JULGADOS PELAS NOSSAS OBRAS. DEVEMOS SABER TAMBEM QUE A RELIGIÃO DESTITUIDA DE CONHECIMENTO É CEGA, (OS QUE SE UTILIZAM DELA ANDAM APENAS PELO TATO). E O CONHECIMENTO DESTITUIDO DE UMA RELIGIÃO PURA É PARALITICO, (E OS QUE SE BASEIAM EM SEU CONHECIMENTO SÓ ANDAM SE FOREM CARREGADOS).

Os que usam uma religião cega são incapazes de conduzirem a outros. Os que usam o conhecimento paralitico são incapazes de ensinar alguém a subir a escada da fé por preceito e exemplo.