domingo, 18 de julho de 2010

FIDELIDADE CRISTÃ OU (MORDOMIA)

FIDELIDADE A DEUS, FIDELIDADE A ESPOSA OU ESPOSO, FIDELIDADE A FAMILIA, FIDELIDADE AOS AMIGOS, FIDELIDADE A DOUTRINA E A SOCIEDADE.

O QUE É FIDELIDADE? É OBEDIENCIA, RECONHECIMENTO, RESPONSABILIDADE, DISPOSIÇÃO, PERCEVERANÇA, E BOM TESTEMUNHO.

A fidelidade a Deus consiste em oferecer a Ele um culto racional. Romanos 12: 1.

Fidelidade para com a esposa ou esposo consiste em tratá-la (o) com respeito, valorizá-la (o) e proporcionar sua satisfação dando-lhe apoio. Efésios 5: 22 e 25.

Fidelidade para com a família consiste em que os componentes cumpram cada um com sua responsabilidade diante de Deus. Efésios 6: 1 e 4.

Fidelidade para com os amigos consiste em que haja disposição de um beneficiar o outro. Filipenses. 2: 3 e 5.

Fidelidade para com a doutrina consiste em que tenhamos perseverança no momento de dar testemunho. I Timóteo 4: 16.

Fidelidade para com a sociedade consiste em ter bom comportamento deixando todo o embaraço. Hebreus 12: 1.

ESTA É UMA VERDADE PARA SER ANALIZADA:

Nenhuma verdade a Bíblia ensina mais claramente do que aquela segundo a qual o que fazemos é o resultado do que somos. Em grande parte, as experiências da vida são o fruto de nossos próprios pensamentos e ações. Educação. 146.

MORDOMIA PRÁTICA.

De acordo com as condições de nossa mordomia, temos obrigação não somente para com Deus, mas também para com o homem. Todo ser humano deve os dons da vida ao infinito amor do Redentor. Alimento, roupa e abrigo, bem como o corpo, o espírito e a alma, tudo são aquisição de seu sangue. Pelo dever de gratidão e serviço, assim imposto, Cristo nos ligou a nossos semelhantes. Ele nos ordena: “Servi-vos uns aos outros”. Quando o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes “. Educação 139”.

PARA O BOM MORDOMO O SENHOR DISSE: VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO. MATEUS: 5: 14.

O QUE É LUZ? É piedade, bondade, verdade, misericórdia, amor, é a revelação da verdade no caráter e na vida. Beneficência Social. Pág. 38.

Deus pesa as ações, e todos os que têm sido infiéis em sua mordomia, que têm deixado de remediar os males que estava em seu poder remediar, serão de nenhuma estima nas cortes do Céu. Os que são indiferentes às necessidades dos desvalidos serão considerados mordomos infiéis, sendo registrados como inimigos de Deus e do homem. Os que se servem mal dos meios que Deus lhes confiou para que ajudassem aqueles mesmos que necessitam de ajuda, mostram com isto não ter nenhuma relação com Cristo, pois deixam de manifestar a simpatia de Cristo por aqueles que são menos afortunados que eles. Review and Herald, 10 de dezembro de 1895.

A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus. Educação, págs. 56 e 57.

Justificados pela fé

Lição 4 - 17 a 24 de julho

Verso para Memorizar: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei” (Romanos 3:28).

Sábado à Tarde

Os mandamentos de Deus abrangem muito e são de vasto alcance; em poucas palavras desdobram todo o dever do homem. "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças... Amarás o teu próximo como a ti mesmo". A única definição de pecado, encontrada na Bíblia, é: "O pecado é a transgressão (ou desobediência) da lei". Mensagens Escolhidas. Vol. I. Pag. 320.

Postando-se diante da transgredida lei de Deus, o pecador não pode purificar-se a si mesmo; mas, crendo em Cristo, o filho arrependido é o objeto de Seu amor infinito e será revestido de Sua justiça imaculada. Fé e Obras. Pag. 108.

DOMINGO: NÃO NOS ENVERGONHAMOS DO EVANGELHO

1ª O que estes versos a seguir lhe dizem? Você já experimentou as promessas e a esperança encontrada neles? Romanos. 1: 16 e 17.

Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: O justo viverá da fé que desenvolver ao longo da sua carreira cristã.

É a esta classe que Isaías se refere em sua profecia: "O remanescente é que será salvo". Alguns têm aprendido por meio do evangelho a ver no humilde Nazareno a quem seus antepassados rejeitaram e crucificaram o verdadeiro Messias de Israel. Ao alcançar sua mente o significado das familiares profecias há muito obscurecido pela tradição e errada interpretação, seu coração se tem enchido de gratidão a Deus pelo dom inaudito que Ele outorga a todo ser humano que decide aceitar a Cristo como um Salvador pessoal.
Atos dos Apóstolos. Pag. 380.

A função do Evangelho Versus Ciência e Literatura - A ciência e a literatura não podem trazer à entenebrecida mente dos homens a luz que o glorioso evangelho do Filho de Deus pode trazer. O Filho de Deus, tão-somente, pode realizar a grande obra de iluminar a alma. O evangelho de Cristo confere personalidade àqueles que crêem, e torna-os vivas epístolas, conhecidas é lidas por todos os homens. Deste modo o fermento da piedade é comunicado à multidão. Os seres celestiais conseguem discernir os verdadeiros elementos de grandeza de caráter, pois unicamente a bondade é por Deus estimada com eficiência.
Mente Caráter e Personalidade. Vol. I. Pag. 66.

Não devemos ter vergonha de falar do evangelho, pois o único remédio para os pecados e sofrimentos dos homens é Cristo. Unicamente o evangelho de Sua graça pode curar os males que amaldiçoam a sociedade. A injustiça do rico para com o pobre, e o ódio dos pobres para com os ricos, ambos têm a raiz no egoísmo; e este, somente pode ser desarraigado pela submissão a Cristo. Ele, unicamente, substitui o cobiçoso coração do pecado pelo novo coração de amor. Preguem os servos de Cristo o evangelho com o Espírito enviado do Céu e como Ele trabalhe para o benefício dos homens. Então, hão de se manifestar no abençoar e soerguer a humanidade, resultados cuja realização seria totalmente impossível pelo poder humano. Parábolas de Jesus, pág. 254. Mente Caráter e Personalidade. Vol. I. Pag. 66.

SEGUNDA: A CONDIÇÃO HUMANA

2ª Por que é tão fácil para nós, como cristãos, acreditar hoje na mensagem de Romanos 3: 23? Ao mesmo tempo, o que pode levar algumas pessoas a questionar a veracidade desse texto?

Os que acreditam na mensagem revelada no livro de Romanos sabem por experiência que calma e suavemente rompe a luz matinal a cada dia sobre a terra, dissipando as trevas e despertando o mundo para a vida. Assim é comparado o surgimento do Sol da Justiça, trazendo salvação "debaixo das Suas asas". Mal. 4:2.

Deus tem na Terra uma igreja que está erguendo a lei pisada a pés, e apresentando aos homens o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A igreja é depositária das abundantes riquezas da graça de Cristo, e pela igreja será finalmente exibida à última e plena manifestação do amor de Deus ao mundo, que deve ser iluminado com Sua glória. A oração de Cristo, de que a igreja fosse uma, como Ele e o Pai eram um, será afinal atendida. Será conferido o rico dom do Espírito Santo, e por seu constante suprimento aos filhos de Deus tornar-se-ão eles testemunhas no mundo, do poder de Deus para salvação. A Igreja Remanescente. Pag. 46.

Os homens de energia são aqueles que sofrem a oposição daqueles que em sua condição humana se opõe a verdade, estes são vitimas também do escárnio e dos obstáculos. Pondo assim suas energias em ação, os obstáculos que encontram constituem para eles positivas bênçãos. Eles ganham confiança (ou alto-estima) em si mesmo. Os conflitos e perplexidades provocam o exercício da confiança em Deus, e aquela firmeza que desenvolve a força.
A Ciência de o Bom Viver. Pag. 500.

(Em virtude da condição humana a oposição tornou-se tão violenta que não foi permitido a Paulo continuar seus labores em Damasco. Um mensageiro do Céu ordenou-lhe retirar-se por algum tempo; e ele foi "para a Arábia", onde encontrou um refúgio seguro).(Gálatas. 1: 17.) Atos dos Apóstolos. Pag.125.

A oposição que enfrentamos é em virtude da condição humana, mas poderá ser benéfica para nós em muitos sentidos. Se for devidamente suportada, desenvolverá virtudes que nunca teriam aparecido se os cristãos nada tivessem a suportar. E a fé, a paciência, a clemência, a inclinação para as coisas celestiais, a confiança na Providência Divina e genuína simpatia para com os que erram são o resultado de provações bem suportadas. Estas são as graças do Espírito, que brotam, florescem e dão fruto em meio de provações e adversidades. A mansidão, a humildade e o amor sempre crescem na árvore cristã. Se a Palavra é recebida num coração honesto e bom, a alma obstinada será enternecida, e a fé, apegando-se às promessas e confiando em Jesus, será triunfante. "Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé". I João 5:4.
E Recebereis Poder - Meditação Matinal. Pag. 349.

Não é a oposição do mundo que mais perigo nos faz correr; é o mal acariciado no coração dos professos crentes, que nos inflige o mais grave dano e mais retarda o progresso da causa de Deus. Não há meio mais seguro de enfraquecer nossa espiritualidade do que a inveja e a suspeita mútuas, cheias de censuras e desconfianças. "Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia". Tiago. 3: 15 - 17. Testemunhos Seletos. Vol. III. Pag. 246.

3ª Como Paulo descreve os cidadãos de seu tempo? Mudou alguma coisa hoje? Qual dessas descrições melhor identifica você, ou como seria você, se não fosse por ter Cristo em sua vida? Romanos. 3: 10 – 18.

Paulo afirma que é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca é que se faz confissão para a salvação. A boca fala o que existe armazenado no coração. Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Ninguém que nele crê será confundido. Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.

O coração é a fortaleza do homem. Dele procedem as saídas da vida ou da morte. Enquanto o coração não for purificado, a pessoa não está apta a ter parte na comunhão dos santos. Não sabe acaso o Esquadrinhador do coração os que se estão detendo no pecado, sem consideração para com sua alma? Não podem estes erguer a Deus mãos santas "sem ira nem contenda". Isto é porque Deus não tem domínio sobre a mente deles. A verdade nunca se lhes imprimiu no coração. Testemunhos Seletos. Vol. II. Pag. 208.

O arrependimento associa-se à fé, e o evangelho insta em que é necessário para a salvação. Paulo pregou o arrependimento. Diz ele: "Nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo". Sem arrependimento não há salvação. Nenhum pecador impenitente pode crer com o coração para a justiça. O arrependimento é por Paulo descrito como uma piedosa tristeza pelo pecado, a qual "opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende". Este arrependimento não tem em si coisa alguma da natureza do mérito, mas prepara o coração para a aceitação de Cristo como único Salvador, única esperança do pecador perdido. Mensagens Escolhidas. Vol. I. Pag. 365.

TERÇA: DO SÉCULO PRIMEIRO ATÉ O 21


4ª Identifique algumas práticas do século 21 que exemplificam a repetição das coisas descritas por Paulo em seu tempo. Romanos 1: 22 – 32.

A Escritura Sagrada declara que antes da vinda do Senhor existirá um estado de decadência religiosa semelhante à dos primeiros séculos. Principalmente nos últimos séculos sobrevirão tempos penosos para a igreja; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes aos seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. O Grande Conflito Pag. 444.

Do primeiro século até o século vinte e um, o mundo não conheceu a Deus pela sabedoria. A estimação que eles tinham do caráter divino, seu conhecimento imperfeito dos atributos divinos, não ampliaram nem expandiram seu conceito mental. Sua mente não se enobreceu em conformidade com a vontade divina, mas precipitaram-se na mais grossa idolatria. "Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis". Este é o valor de todos os requisitos e conhecimentos à parte de Cristo. Mensagens Escolhidas. Vol. I. Pag. 249.

Apenas pela sabedoria humana não pode o mundo conhecer a Deus. Seus homens sábios reúnem um imperfeito conhecimento de Deus, por Suas obras criadas, e então, em sua loucura, exaltam a Natureza e as leis da Natureza acima do Deus da Natureza. Mensagens Escolhidas. Vol. I. Pag. 295.

O fato é que a religião destituída de conhecimento é cega, mas o conhecimento destituído de uma religião prática e eficiente é paralitico. Sendo assim tanto a religião quanto o conhecimento se tornam sem efeito de satisfação para o seu possuidor. Por isso existe essa diversidade de seguimentos religiosos que buscam alcançar benefícios temporais já que não estão satisfeitos com as promessas eternas. Vivemos em tempos perigosos, em que os que professam amar e obedecer a Deus O negam na vida diária. Não basta que eviteis apenas a aparência do mal; deveis ir muito além disto; precisais aprender "a fazer o bem". Mensagens aos Jovens. Pag. 347.

QUARTA: JUDEUS E GENTIOS JUNTOS

5ª Contra que perigo Paulo adverte os judeus? Que mensagem nós devemos todos, judeus ou gentios, tirar dessa advertência? Romanos. 2: 1 -3, 17 – 24.

Os líderes judeus imaginavam-se demasiado sábios para necessitar de instrução, demasiado justos para necessitar de salvação e demasiado honrados para necessitar da honra que vem de Cristo. O Salvador afastou-Se deles para outorgar a outros os privilégios de que tinham abusado e a obra que haviam negligenciado. A glória de Deus tinha de ser revelada e Sua Palavra confirmada. O reino de Cristo tinha de ser estabelecido no mundo. A salvação de Deus tinha que se tornar conhecida nas cidades do deserto; e os discípulos foram chamados para fazer a obra que os líderes judaicos deixaram de fazer.
Atos dos Apóstolos. Pag. 16.

Mas se tu és chamado judeu disse Paulo, e repousas na lei, e te glorias em Deus; e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, instruidor dos néscios, mestre de crianças, e que tu tens na lei a forma da ciência e da verdade; tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, e furtas? Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, e adulteras? Tu, que abominas os ídolos, e roubas os templos? Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Assim, pois, por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios.

Então para que não haja do que se envergonhar o conselho é: Assim falai e assim procedei como tendo que ser julgados pela lei da liberdade.
Portanto, és inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo. E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam.

As palavras de Cristo se aplicam à pessoa que é pronta em discernir um defeito nos outros. Quando pensa que descobriu uma imperfeição no caráter ou na vida, é extremamente zelosa em buscar apontá-la; mas Jesus declara que o próprio traço de caráter desenvolvido pelo fazer esta obra anticristã é, em comparação com a falta criticada, como uma trave em comparação com um argueiro... Aqueles que nunca experimentaram a contrição de uma completa entrega a Cristo, não manifestam em sua vida a suavizadora influência do amor do Salvador. Representa mal o brando, cortês espírito do evangelho, e ferem almas preciosas, por quem Cristo morreu. Segundo a figura empregada por nosso Salvador, aquele que condescende com o espírito de censura é culpado de um pecado maior do que aquele a quem acusa; pois não somente comete o mesmo pecado, como acrescenta ao mesmo a presunção e espírito de crítica.
O Maior Discurso de Cristo. Pag. 125.

As palavras de advertência do apóstolo à igreja de Corinto, são aplicáveis a todos os tempos, e especialmente adaptadas a nossos dias. Por idolatria entendia ele não apenas a adoração de ídolos, mas o egocentrismo, o amor das comodidades e a condescendência com o apetite e paixão. Uma mera profissão de fé em Cristo, um presumido conhecimento da verdade, não torna um homem cristão. Uma religião que busca apenas o deleite dos olhos, dos ouvidos, do paladar, ou que sanciona a condescendência própria, não é a religião de Cristo. Atos dos Apóstolos. Pag. 317.

O Senhor manda-nos advertências, conselhos e repreensão, para que tenhamos oportunidade de corrigir nossos erros, antes de se tornarem nossa segunda natureza. Mas se recusamos ser corrigido, Deus não intervém para frustrar as tendências de nosso próprio procedimento. Ele não opera milagre para que a semente semeada não germine e produza fruto.
Mente Caráter e Personalidade. Vol. I. Pag. 35.

A vida de Cristo estabeleceu uma religião em que não há diferenças, a religião em que judeus e gentios livres e servos são ligados numa fraternidade comum, iguais perante Deus. Nenhuma questão política Lhe influenciava a maneira de agir. Cristo não fazia diferença alguma entre vizinhos e estranhos, amigos e inimigos. O que tocava Seu coração era uma alma sedenta pelas águas da vida.
A Ciência do Bom Viver. Pag. 25.

QUINTA: ARREPENDIMENTO

6ª Com essa história em mente, leia o seguinte: “Ou será que você despreza as riquezas de Sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? Que mensagem existe aqui para você?
Romanos. 2: 4.
Como Judeu afirmou Paulo, por tradição tu desprezas as riquezas da benignidade do Senhor, a paciência e a longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus é que te conduz ao arrependimento?

O amor de Deus anela sempre aquele que dele se afastou, e põe em operação influências para fazê-lo tornar à casa paterna. O filho pródigo, em sua miséria, voltou a si. O poder ilusório que Satanás sobre ele exercia, foi quebrado. Viu que o sofrimento era conseqüência de sua própria loucura, e disse: "Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai". Miserável como era o filho pródigo achou esperança na convicção do amor do pai. Era aquele amor que o estava impelindo para o lar. Assim, a certeza do amor de Deus é que move o pecador a voltar para Ele. "A benignidade de Deus é que levou o filho pródigo e também nos leva ao arrependimento."
Parábolas de Jesus. Pag. 202.

O onipotente poder do Espírito Santo é a defesa de toda alma contrita. Cristo não permitirá que ninguém que, em arrependimento e fé, haja clamado por Sua proteção passe para sob o poder do inimigo. É verdade que Satanás é um poderoso ser; mas, graças a Deus, temos um Todo-poderoso Salvador, que expulsou do Céu o maligno. Satanás se agrada quando magnificamos o seu poder. Por que não falar de Jesus? Por que não engrandecer Seu poder e amor?
A Ciência de o Bom Viver. Pag. 94.

O arrependimento compreende tristeza pelo pecado e afastamento do mesmo. Não renunciaremos ao pecado enquanto não reconhecermos a sua malignidade; enquanto dele não nos afastarmos sinceramente, não haverá em nós uma mudança real da vida. Caminho a Cristo. Pag. 23.

A confissão não será aceitável a Deus sem o sincero arrependimento e reforma. E preciso que haja decisivas mudanças na vida; tudo que seja ofensivo a Deus tem de ser renunciado. Este será o resultado da genuína tristeza pelo pecado. A obra que nos cumpre fazer de nossa parte, é-nos apresentada claramente: "Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos Meus olhos e cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas".
Caminho a Cristo. Pag. 39.

7ª O que acontece aos que resistem ao amor de Deus, se recusa a arrepender-se e permanecem em desobediência?
Romanos. 2: 5 – 10.

O desobediente segundo a dureza de seu coração impenitente, ele entesoura (ou armazena) ira para si no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, pois haverá retribuição a cada um segundo as suas obras; a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor do bem, procuram glória, e honra e incorrupção.
Mas retribuirá ira e indignação aos que são contenciosos, e são deliberadamente desobedientes praticando a iniqüidade; e virá tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também do grego; glória, porém, e honra e paz a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e também ao grego.
Por isso é importante o arrependimento do pecado pois ele é o primeiro efeito da atuação do Espírito Santo na vida de alguém. O arrependimento é o único processo pelo qual a infinita pureza reflete a imagem de Cristo em Seus súditos redimidos. Em Cristo habita toda a plenitude. O arrependimento é um dos primeiros frutos da graça salvadora. E Recebereis Poder -
Meditação Matinal. Pag. 72.

Quando por meio de arrependimento e fé aceitamos a Cristo como nosso Salvador, o Senhor perdoa nossos pecados e suspende a punição prescrita para a transgressão da lei. O pecador se encontra, então, diante de Deus como uma pessoa justa; desfruta o favor do Céu, e, por meio do Espírito, tem comunhão com o Pai e o Filho. Mensagens Escolhidas. Vol. III. Pag. 191.


Se formos "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo". Justificação significa perdão. Isso quer dizer que o coração estando purificado de obras mortas, está preparado para receber a bênção da santificação. Deus nos disse o que precisamos fazer para receber esta bênção. "Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade. Fazei tudo sem murmurações nem contendas; para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo". E Recebereis Poder - Meditação Matinal. Pag. 98.


Os mesmos pecados que trouxeram destruição sobre o mundo nos dias de Noé, existem em nossos dias. Homens e mulheres levam agora o comer e beber tão longe, que finda em glutonaria e embriaguez. Foi este pecado dominante, a satisfação do apetite pervertido, que inflamava as paixões nos dias de Noé, e levou o povo a vasta corrupção. A violência e o pecado chegaram ao Céu. Esta poluição moral foi finalmente varrida da Terra pelo Dilúvio. ... Temperança. Pag. 227.

O Senhor está retirando da Terra Suas restrições e breve haverá morte e destruição, crescente criminalidade, e cruéis e maus intentos contra os ricos, os quais se exaltaram contra os pobres. Os que estão sem a proteção de Deus não encontrarão segurança em lugar nenhum nem em posição alguma. Os agentes humanos estão-se preparando e usando sua faculdade inventiva para fazer funcionar o mais poderoso aparelhamento para ferir e matar.
Testemunhos Seletos. Vol. III. Pag. 285.