domingo, 11 de julho de 2010

Jovem é assim mesmo?

A sociedade alguns anos atrás dizia: Os jovens de nosso país será o futuro da nação, o que o sociedade pensa agora sobre esse assunto?
Em 31 de Outubro de 2002 uma Jovem Suzane Louise Freifrau von Richthofen assassinou seus pais Manfred Albert Freiherr von Richthofen e Marísia von Richthofen com seu Namorado Daniel Cravinhos e seu irmão Cristian Cravinhos.
Essa semana que se passou vimos a repercussão do caso da morte de Eliza Samudio uma jovem de apenas 25 anos assassinato que está sendo investigado pela polícia que até agora está mantido sobre custódia Bruno Fernandes das Dores de Souza é um futebolista brasileiro que atua como goleiro. É contratado pelo Flamengo, estando atualmente afastado devido ao inquérito criminal que investiga sua participação do sequestro e assasinato de sua ex-namorada.
A sociedade vendo essa situação o que será que pensa agora?
Mas o que Deus diz sobre essas situações que a cada dia vem crescendo em nossa volta?
Vejamos a seguir:
A religião deve ser parte da Educação do lar.
A razão por que a juventude do presente não é mais inclinada para a religião é que sua educação é defeituosa. Não se exerce para com os filhos verdadeiro amor quando se lhes permite tolerar paixões ou quando a desobediência a vossas determinações é deixada sem punição. A religião no lar é terrivelmente negligenciada.

No lar em que a religião é coisa prática, grande bem é realizado. A religião levará os pais a fazer exatamente a obra que Deus lhes designou que fizessem no lar. Os filhos serão criados no temor e admoestação do Senhor.

Espera-se que a religião influencie a sociedade, deve-a influenciar primeiro o lar. Se os filhos forem ensinados no lar a amar a Deus, temê-lo, quando saírem para o mundo estarão preparados para educar suas próprias famílias para Deus, e assim o princípio da verdade será implantado na sociedade e exercerá influência marcante no mundo. A religião não deve estar divorciada da educação do lar.


A Religião no Lar Precede a Religião na Igreja .
Sustentai a fortaleza do lar. Consagrai vossa família a Deus, e então falai e agi em casa como cristãos. Sedes bondosos, longânimos, pacientes no lar, sabendo que sois professores. Cada mãe é uma mestra, e toda mãe deve ser aluna na escola de Cristo, a fim de poder saber como ensinar e poder dar a moldagem correta e a correta forma de caráter a seus filhos.

Terrível Engano Procrastinar a Instrução Religiosa.
Os pais cometem um terrível erro quando negligenciam a obra de dar a seus filhos instrução religiosa, pensando que tudo resultará bem no futuro, e que ao se tornarem mais velhos estarão ansiosos por uma experiência religiosa. Não vedes, pais, que se não plantardes a preciosa semente da verdade, do amor, de atributos celestiais, no coração, Satanás semeará o campo do coração com joio? João 10:10. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Os pais estão no lugar de Deus em relação aos filhos a fim de dizer-lhes o que devem e o que não devem fazer, com firmeza e perfeito domínio próprio. Cada esforço por eles feito com bondade e autodomínio cultivará em seu caráter os elementos de firmeza e decisão. ... Pais e mães estão presos ao dever de estabelecer esta questão bastante cedo para que a criança não pense em quebrar o sábado, em negligenciar o culto religioso e a oração em família mais do que pensaria em roubar. Os pais devem, com as próprias mãos, construir a barreira.
Desde a mais tenra idade uma educação sábia nos moldes cristãos deve começar a ser levada avante. Quando o coração das crianças é susceptível de impressão, deve-se-lhes ensinar sobre as realidades eternas. Os pais devem lembrar que estão vivendo, falando e agindo na presença de Deus.
Pais, que procedimento estais adotando? Estais agindo com base no pensamento de que em assuntos religiosos devem vossos filhos ser deixados livres de qualquer restrição? Estais deixando-os sem conselho ou admoestação através da meninice e juventude? Estais permitindo que façam o que bem lhes apraz? Se assim é, estais negligenciando as responsabilidades que Deus vos deu.

Pai e mãe são responsáveis pela manutenção da religião no lar.

Pais tomem convosco vossos filhos em vossos exercícios espirituais. Envolvei-os nos braços de vossa fé, e consagrai-os a Cristo. Não permitais que coisa alguma vos leve a recuar de vossa responsabilidade de educá-los retamente; não consintais que nenhum interesse secular vos induza a deixá-los para trás. Nunca permitais que vossa vida cristã os isole de vós. Levai-os convosco ao Senhor; educai-lhes a mente para que familiarizem com a divina verdade. Deixe-os associarem-se com os que amam a Deus. Levai-os ao povo de Deus como crianças cujo caráter próprio para a eternidade estais ajudando a edificar.

Os Filhos Esperam dos Pais uma Vida Coerente
Os filhos precisam ver na vida dos pais aquela coerência que está em harmonia com sua fé. Por revelar uma vida coerente e exercer domínio próprio, os pais podem modelar o caráter dos filhos.

Saúde e Eternidade qual a relação entre os dois?


Amado, desejo que te vá bem a todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma. III João verso 2.

"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (I Coríntios 6: 19)

"Porque é vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo." (Provérbios 4: 22)

Devemos viver, não para exaltar-nos a nós mesmos, mas para que possamos como filhinhos de Deus, fazer com o melhor de nossas habilidades a obra que Ele nos confiou. É nossa obrigação dar uma impressão correta aos outros. Estamos nos preparando para a eternidade, quando o Grande Médico enxugará para sempre as lágrimas de todos os olhos, e as folhas da árvore da vida serão para a saúde das nações. Conselho sobre saúde pág. 244.

Quando a bíblia trata sobre saúde faz referência a 3 ênfases são: Espiritual, Física e Mental.

Espiritual: Chame-se a atenção às leis ensinadas a Israel. Deus lhes deu definidas instruções quanto a seus hábitos de vida. Deu-lhes a conhecer as leis relativas tanto ao bem-estar físico como ao espiritual; e, sob a condição de obediência, assegurou-lhes: "E o Senhor de ti desviará toda enfermidade." Deuteronômio. 7: 15. "Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós." Deuteronômio 32: 46. "Porque são vida para os que as acham e saúde para o seu corpo." Provérbios 4: 22.
Ciência do bom Viver pág. 114

Ao ser o espírito do sofredor encaminhado a Cristo, Sua paz enche-lhe o coração, e a saúde espiritual que lhe sobrevém é empregada como a mão ajudadora de Deus na restauração da saúde do corpo.
Ciência do bom Viver pág. 121

Física: Em relação àquilo que podemos fazer por nós mesmos: Há um ponto que requer cuidadosa, meditada consideração. Preciso familiarizar-me comigo mesmo. Preciso ser sempre um estudioso de como cuidar deste edifício, o corpo que Deus me deu, de modo que o preserve nas melhores condições de saúde. Preciso alimentar-me com aquilo que for para o meu melhor bem fisicamente, e devo tomar especial cuidado em vestir-me de tal modo que promova uma saudável circulação do sangue. Não devo privar-me de exercício e ar. Devo desfrutar toda a luz solar que me for possível. Devo ter sabedoria para ser um fiel guarda de meu corpo.
Medicina e Salvação pág. 230.

Mental: Outros têm desconsiderado as leis da saúde em seus hábitos de comer e beber, vestir ou trabalhar. Freqüentemente é alguma forma de vício a causa do enfraquecimento mental ou físico. Ciência do bom Viver pag.227

Muito íntima é a relação que existe entre a mente e o corpo. Quando um é afetado, o outro se ressente. O estado da mente atua muito mais na saúde do que muitos julgam. Muitas das doenças sofridas pelos homens são resultado de depressão mental. Desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, desconfiança, todos tendem a consumir as forças vitais, e a convidar a decadência e a morte.
Ciência do bom Viver pag.241

"O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos." (Provérbios 17: 22)

Antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite. (Salmo 1: 2)

Crescendo, Aprendendo e Desenvolvendo.

Como Crescer? – Na graça e no conhecimento. II Pedro 3:18. Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

Pedro exortava os irmãos a crescer "na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo". II Pedro 3: 18. Quando o povo de Deus está crescendo na graça, vai constantemente obtendo uma compreensão mais clara de Sua Palavra. Descobrirão nova luz e beleza em suas sagradas verdades. Isto se tem verificado na história da igreja em todos os séculos, e assim há de continuar, até o fim. "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”.Provérbio. 4: 18.

O tempo do verbo implica "continuai crescendo". Os leitores de Pedro já tinham progredido muito em sua conduta, mas não deviam ficar satisfeitos; deviam continuar seu crescimento espiritual.

Crescimento é característico do verdadeiro filho de Deus, como o é de todos os seres viventes, pois encontrou uma nova vida em Cristo Jesus (I Cor. 4: 15). Sua meta é ter um caráter que se assemelhe ao caráter perfeito de seu Senhor e uma mente que possa pensar a semelhança de Cristo.

Aspira a crescer "em todo naquele que é a cabeça, isto é, Cristo”. O cristão pode antecipar nesta vida um crescimento ilimitado em caráter e no entendimento da vontade e dos caminhos de Deus. Sempre terão profundidades ilimitadas de pensamento e espírito que ele poderá sondar, novas alturas que é calar, novas portas de aventura e oportunidade que abrir.

Como Pedro já o fez notar em I Pedro 2: 2 os "meninos" cristãos "recém nascidos" cresce alimentando-se com "o leite espiritual não adulterada" da Palavra. Mas finalmente chega o tempo quando não devem seguir subsistindo com uma dieta que consista principalmente de "leite" espiritual senão aprende a participar de "alimento sólido".

A graça é uma das esferas nas que devem crescer o cristão; deve chegar a estar ainda mais firmemente estabelecido numa experiência pessoal da graça bondosa de Cristo.

Pedro se refere a um conhecimento particular, o conhecimento que faz que seu possuidor se relacione plenamente com a pessoa, a missão, a obra e o poder de Jesus Cristo. Este é um conhecimento que pode e deve crescer. O cristão devesse crescer a cada dia no entendimento da missão de seu Maestro para o mundo e para ele mesmo.

Como Aprender? – Nas Escrituras. II Timóteo 3:16 e 17. ¶ Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Paulo apresenta aqui por que a Bíblia faz ao homem "sábio para a salvação" porque ela é o pensamento de Deus comunicado aos homens. A vitalidade das Escrituras se deve à vida que Deus alentou nelas.

A persistência de seu encanto e sua idoneidade para satisfazer cada necessidade humana testemunham de sua autoridade divina. Aqui se estende apresentando quatro funções que correspondem às Sagradas Escrituras. Revela com detalhes precisos como a Bíblia faz que o homem seja.

Ensinar ou "doutrinar". A Bíblia é o único livro de texto para a salvação da humanidade. Só Deus pode oferecer salvação ao homem; só Deus pode revelar a natureza e os alcances dessa salvação. Nas Escrituras se diz tudo o que é necessário que seja dito a respeito da responsabilidade do ser humano adiante de Deus. A mesma palavra se traduziu como "disciplina". Bem como a um menino se lhe ensinam as responsabilidades básicas do ser humano, assim também o cristão encontra nas Escrituras aqueles princípios que lhe ajudarão a crescer até converter-se em "um varão perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo". Este processo de crescimento para chegar a ser como Cristo, é conhecido como santificação; é uma preparação que continua toda a vida.
O propósito essencial da Bíblia não é unicamente registrar história, nem sequer descrever a natureza de Deus. A Bíblia foi escrita para mostrar aos homens como podem ser salvados de seus pecados. No mundo há muitos "escritos" que pretendem ser sagrados, mas a Bíblia é o único livro que indica com segurança o caminho da redenção do homem. As grandes religiões do mundo, como o islamismo, o budismo e o hinduismo, têm "sagradas escrituras", mas não podem fazer a ninguém "sábio para a salvação".
Só a Bíblia revela como os homens podem romper as ataduras dos hábitos pecaminosos e encontrar o perdão de Deus. Por isso o primeiro dever do homem deve ser entender a Bíblia por si mesmo.

A importância de buscar um completo conhecimento das Escrituras dificilmente pode ser avaliada. "Divinamente inspirada", capaz de nos fazer sábios "para a salvação", tornando o homem de Deus "perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra" (II Tim. 3:15-17), a Bíblia tem o mais sagrado direito à nossa reverente atenção. Não nos devemos satisfazer com um conhecimento superficial, antes devemos procurar aprender o verdadeiro significado das palavras de verdade e beber com muito interesse da sabedoria das Sagradas Escrituras.
Conselhos Professores, Pais e Estudantes pág. 139.

Em Sua Palavra, Deus conferiu aos homens o conhecimento necessário à salvação. As Santas Escrituras devem ser aceitas como autorizada e infalível revelação de Sua vontade. Elas são a norma do caráter, o revelador das doutrinas, a pedra de toque da experiência religiosa. O Grande Conflito Pág. 7.


Os que sinceramente decidem ser conhecidos como filhos de Deus são os únicos que realmente permitem que as Escrituras desenvolvam neles sua quádruple função, como se apresenta em II Tim. 3: 16. Ao seguir fielmente as instruções da Bíblia serão conhecidos por todos como filhos de Deus.

O melhor serviço que pode prestar um "homem de Deus" é comunicar a outros as bênçãos de Deus que lhe proporcionaram um poder e uma esperança incomparáveis em sua própria vida.

Como Desenvolver? – Meditando. Salmos 1:1 e 2. ¶ Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

O verdadeiro santo se põe de parte da justiça. Encontra prazer constante em reflexionar na lei de Deus. Estuda a Palavra de Deus em forma habitual e regular. Este estudo não lhe resulta tedioso. Em passagens como os de Sal.119:16, 35 e 47 se registra o deleite pessoal que o salmista experimentava ao estudar a lei divina.

É somente à medida que se restabeleça a lei de Deus à sua posição exata, que poderá haver avivamento da primitiva fé e piedade entre o Seu povo professo. "Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para vossa alma." Jeremias 6:16.
O Grande Conflito pág. 478.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Josué 1:8.

O motivo por que os jovens, e mesmo os de idade madura, são tão facilmente induzidos à tentação e ao pecado é não estudarem a Palavra de Deus, nem meditarem nela como devem. A falta de firme e decidida força de vontade que se manifesta na vida e no caráter é resultante de negligência das sagradas instruções da Palavra de Deus. Eles não dirigem, mediante diligente esforço, a mente àquilo que lhes inspiraria pensamentos puros, santos, desviando-a do que é impuro e falso. Há poucos que escolham a melhor parte, que, qual Maria, se assentem aos pés de Jesus, a fim de aprender do divino Mestre. Poucos entesouram Suas palavras no coração, e as praticam na vida. A Ciência do bom viver pág. 458.

Ao meditarmos nas perfeições do Salvador, havemos de desejar ser transformados por completo, e renovados na imagem de Sua pureza. A alma terá fome e sede de tornar-se semelhante Àquele a quem adoramos. Quanto mais nossos pensamentos se demorarem em Cristo, tanto mais falaremos dEle aos outros e O representaremos perante o mundo. Caminho a Cristo pág. 89.